quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022


02 DE FEVEREIRO DE 2022
CHAMOU ATENÇÃO

Se essa rua fosse dela...

Beatriz Pettini passa os verões no Litoral Norte, mas não apenas descansando. Proprietária de uma casa de frente para o mar de Atlântida, em Xangri-Lá, a idosa reserva boa parte do seu tempo à arte. E mais: investe em criatividade para transformar o caminho à praia numa exposição de mosaicos coloridos, visível em toda extensão da calçada.

Os 93 anos estão longe de ser um empecilho para manter o trabalho, iniciado quando tinha "apenas 80":

- Gosto de trabalhar. Aprendi a fazer mosaico aos 80 anos, e não foi fácil. Não queriam me aceitar por ser muito idosa. Hoje, estou realizada, provei que nunca é tarde para começar.

As formas no piso são de animais marinhos, flores e outros, "à escolha de quem vê", abstratos. Estão no local há quase uma década, desde que a empática senhora decidiu ajudar um vizinho com dificuldade de locomoção:

- Eu tinha medo que ele caísse e se machucasse. Mandei fazer a calçada lisa e junto à minha filha, coloquei os mosaicos.

O imóvel fica na esquina da Rua Juriti com a Avenida Beira-Mar. No interior, guarda quadros com homenagens das forças policiais que patrulham a região: "para vó Beatriz, com carinho da base móvel comunitária", estampa uma regata doada pela Brigada Militar.

- Até mesmo guarda-vidas que não trabalham mais aqui, passam, buzinam e me chamam. Acho que sou muito benquista - diz, sorridente.

Em outra parede, emoldurou a primeira vez que teve sua história contada nas páginas de Zero Hora. A reportagem "A Senhora da Calçada" é de 2017, escrita por Bruna Scirea, com imagens de Lauro Alves.

 TIAGO BOFF

Nenhum comentário: