sábado, 11 de julho de 2020


11 DE JULHO DE 2020
RODRIGO CONSTANTINO

Garbage truck: por uma limpeza geral



Meu filho, com quase três anos, está obcecado com o "garbage truck". Ele já acorda pedindo para ver cenas de caminhões de lixo. Vai entender! Deve achar o bicho interessante, e vale um parêntese: aqui nos Estados Unidos tem um só funcionário, controlando o troço de dentro, no ar condicionado, e apertando botões para recolher todos os lixos em frente às casas. Dignidade capitalista.

Mas divago. O fato é que, ao colocar o vídeo para ele, fiquei com essa mania de limpeza na cabeça, e daí saiu o gancho para este texto. Por ossos do ofício, preciso estar antenado aos "acontecimentos" recentes, da política principalmente, e chafurdar nas redes sociais e na grande imprensa. Quanto lixo, meu Deus!

Muitos falam da podridão da internet, dos "discursos de ódio" nas redes sociais, e é verdade que tem muito disso, sim. Mas quando é na mídia tradicional devemos ignorar? Vimos um colunista e editor da Folha de S.Paulo desejando abertamente a morte do presidente na última semana. Ele fez isso com base na filosofia amoral do "consequencialismo", pois é muito racional e científico. Mas é puro ódio mascarado de altruísmo. Como vem do "gabinete do amor", porém, está valendo: é o "ódio do bem".

Já o governador de São Paulo, João Doria, em entrevista para a CNN internacional, afirmou que está combatendo o "vírus do Bolsonaro". Não querem que falemos em "vírus chinês", sendo que o maldito veio da China mesmo. Mas associar a pandemia ao presidente, isso também está valendo. Mais um caso de "ódio do bem".

E Sergio Moro? Esse é "fofo", virou uma espécie de tucano "lacrador" de rede social. Mas resolveu aliviar para Glenn Greenwald, o militante disfarçado de jornalista que tentou destruí-lo com material roubado por hackers. Moro acha Bolsonaro, seu ex-chefe há poucos meses, um extremo tão ruim quanto Lula. Falta só o mensalão, o petrolão, o Foro de São Paulo...

Vim de 2022 para avisar que Moro já é amigo de Greenwald, a quem nunca acusou de crime algum, e ambos, ao lado de Mandetta, detonam Oswaldo Eustáquio, esse, sim, um militante perigoso, da "quadrilha cibernética" bolsonarista. Preciso de um "garbage truck" com urgência...

RODRIGO CONSTANTINO

Nenhum comentário: