terça-feira, 7 de julho de 2020


07 DE JULHO DE 2020
MUNDO

Roma, Paris e Londres na visão de Woody Allen


Woody Allen sempre filmou Nova York com uma paixão capaz de fazer da cidade, mais do que um mero cenário, um elemento dramático importante para suas histórias. A ida à Europa, a partir de Match Point (2005), filmado na Inglaterra, mudou essa perspectiva, trazendo imagens que carregam outro tipo de afeto: o de um admirador que "olha de fora" - e é capaz de transferir ao espectador essa admiração.

Seja nas tramas de crime e castigo (O Sonho de Cassandra, de 2007, filmado no Reino Unido), nas comédias românticas (Vicky Cristina Barcelona, 2008, na Catalunha) ou escrachadas (Para Roma com Amor, 2012, na capital italiana), a Europa filmada por Allen surge na tela de um jeito quase idealizado, tendo ressaltadas suas belezas particulares - cafés charmosos, ruelas construídas séculos atrás, a modernidade a partir da apropriação de ambientes históricos. Não por acaso, ele com frequência situa as histórias em momentos do passado, com especial sucesso ao falar da belle époque francesa em Meia-noite em Paris (2011).

Como Allen vai ao encontro do que costuma seduzir os viajantes, não é raro que seus filmes provoquem no público uma pulsão por visitar os cenários registrados. Daí se explica, também, por que governos locais chegaram a travar "batalhas" de incentivos para receber seus projetos, o que só cessou com a pressão após as denúncias de que o cineasta teria cometido atos de abuso sexual.

A fase parecia terminada quando ele emendou, nos EUA, quatro longas, mas seu novo filme, o ainda inédito (e sem título em português) Rifkin?s Festival, foi rodado em outra região espanhola, o País Basco. Essa visita é particularmente auspiciosa: das outras vezes em que saiu dos grandes centros e foi aos idílicos interiores europeus, o diretor trouxe olhares dos mais admirados às paisagens inglesas, espanholas e francesas (a lembrar, Magia ao Luar, de 2014, tem belas imagens da Côte d?Azur, no sul do país). Aguardemos.

DANIEL FEIX

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