06 de janeiro de 2013 |
N° 17304
BOLA DIVIDIDAESPECIAL | LUIZ ZINI
PIRES COM EDITORIA DE ESPORTES
Beto, o especialista
Autor de best-sellers e com mais
de 20 anos de experiência na área de vendas e gestão de pessoas, Carlos Alberto
Carvalho Filho foi convocado por Fábio Koff para liderar o novo marketing
gremista
O novo comandante do marketing do
Grêmio da era da Arena, Carlos Alberto Carvalho Filho, 50 anos, se apresenta
logo no primeiro instante que o colunista coloca os pés na apertada sala, anexa
ao quase desativado Olímpico.
– Sou gago e vendedor.
– Gago? – eu pergunto, meio
impactado.
– Era muito gago, gago de não
falar. Sofri um sequestro relâmpago quando criança. Fiquei sozinho com os
sequestradores no carro, rodando pela cidade. Vivi um drama e a recuperação foi
bem lenta.
Em segundos, estende a mão
direita, oferece um forte aperto de mão e um grande sorriso. Na esquerda,
carrega os best-sellers A Azeitona da Empada – este com mais de 100 mil
exemplares vendidos –, A Cereja do Bolo e Você É o Cara. Seus três livros são
cartões de visita, mapas de autoajuda, mas que tentam tocar na essência do ser
humano. Ele continua:
– Sou um homem de marketing e de
vendas, consultor, escritor e palestrante. Recebi o convite do presidente Fábio
Koff com alegria. Vou usar os meus 20 anos como executivo da área para ajudar o
Grêmio. Estou entusiasmado e muito menos gago do que era (risos).
Carlos Alberto, que é chamado de
Beto, desembarcou no Grêmio para investir na criatividade e na novidade.
– O clube tem um potencial
fantástico. Pode ganhar mais dinheiro, chamar mais sócios. Embarcar em uma
plataforma midiática é uma ideia. O nosso site tem mais de 2 milhões de acessos
por mês. Imagina uma TV Grêmio? E o seu valor? A marca Grêmio não tem
fronteiras.
Seu gremismo não é de hoje, fã de
acompanhar as partidas de cadeira cativa no estádio. É de anteontem. Menino
ainda, se trancava em um quarto, investia na perda da timidez e narrava, voz
muito alta, jogos fictícios do seu time. O microfone era uma lata vazia de
azeite, um barbante fazia o papel de fio elétrico e os gritos de gol, só azuis,
fugiam por janelas e porta. Os times do Grêmio saíram todos invictos desta
precoce experiência radiofônica.
– Hoje dou palestras em todo o
Brasil. Basta você querer descobrir seus talentos naturais. Investir em si
mesmo.
Com 14 anos, aproximou-se dos
infantis do Grêmio. Surgia o meia que treinou, jogou. Jura que tinha talento.
Depois foi estudar, ser
engenheiro civil, profissão que, receoso, imaginava não precisar falar muito.
Formado, viu que o caminho da realização estava longe dos cálculos matemáticos.
Se apresentou na Xerox como vendedor, a gagueira quase domada depois de mais de
duas décadas.
– Saía de manhã e tentava vender
máquinas Xerox nos açougues. Sabia que o açougueiro não compraria. Mas via a
jornada como treino. Falava muito, me expressava, buscava gestos para mais
tarde, quando, já treinado, procurava o verdadeiro cliente do meu produto.
Depois de descobrir seus talentos
naturais e desenvolvê-los, ele se transformou em alguém que gosta de ajudar as
pessoas a reconhecer suas qualidades, treinar equipes e motivá-las. O novo alvo
é o torcedor. No centro está a paixão. No total são mais de 7 milhões de
gremistas:
– Quero recompensar os torcedores
apaixonados. O meu cliente é fiel. Ele não muda de marca. Mas precisa ganhar
algo em troca e não é só um grande time. O futebol sozinho não basta, o
torcedor quer algo mais, o novo estádio, acomodações especiais, conforto e por
aí vai...
Beto Carvalho recém assumiu o
posto. Prefere não adiantar os novos projetos.
– O marketing do Grêmio, que é
muito bom, precisa embarcar nas diversas plataformas, ser digital, chegar em
todos os lugares. Vamos chamar o torcedor. Ser referência no e-commerce. Mais
de 70% da legião de gremistas não aparece no estádio. Vamos conduzir o Grêmio
até eles.
Casado, pai de um casal de
filhos, ele planeja usar o Guaíba para aproximar mais o torcedor do clube. O
futuro CT dos profissionais e a Arena ficam quase às margens do Guaíba, e o
Grêmio ainda tem uma ilha e o CT do bairro Cristal. Mas não dá detalhes.
O Grêmio de Koff deseja que o
torcedor, em breve, fale mais ou menos assim:
– Beto, você é o cara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário