RS perde sem representantes na cúpula do Congresso
A atual representatividade dos gaúchos na capital federal vai de mal a pior. Além de não contar com nenhum político no primeiro escalão de Lula desde a saída do ministro Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação (Secom), o Rio Grande do Sul perdeu também representatividade no comando do Congresso a partir da eleição de sábado, em que Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) foram escolhidos, respectivamente, novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
O mapa da nova Mesa Diretora da Câmara mostra a balança de poder pesando para o Nordeste: cinco dos sete integrantes da cúpula da Casa são dessa região do país - além de um carioca e um paranaense. O único integrante do sul do Brasil é o deputado Sérgio Souza (MDB- PR), que é 4º Secretário.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS), única gaúcha na antiga mesa, foi subsituída na 2ª secretaria por Lula da Fonte (PP-PE). Outro gaúcho, Pompeo de Mattos (PDT) era suplente. No comando do Senado, também não há gaúchos - aliás, nenhum representante do Sul e do Sudeste. Norte e Nordeste concentram a Mesa Diretora . _
Os bonés dominando a política dos EUA e do Brasil
Ministros licenciados e parlamentares da base do governo Lula utilizaram, na sessão que definiu os presidentes da Câmara e do Senado no último sábado, um boné com os dizeres: "O Brasil é dos brasileiros".
Pelo menos o ministro da Educação, Camilo Santana, das Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, e o líder do governo no Congresso Nacional e senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, foram vistos com o adereço azul.
O item é bem similar ao utilizado pelo republicano e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que usa o lema Make América Great Again (na tradução, Torne a América Grande Novamente).
Em entrevistas a jornalistas no Congresso, o ministro Padilha falou que a ideia é se contrapor a Trump e que a frase foi criada pelo novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
- Mostramos que brasileiros e brasileiras não batem continência para bandeira de outro país - disse em redes sociais.
Após as primeiras imagens circularem na internet, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL- SP), acusou os ministros de utilizarem bonés "anti-Trump". _
O que Pepe Vargas disse a Adolfo Brito antes da troca de cargo
No diálogo, o novo presidente disse a Brito que dará continuidade aos projetos sobre irrigação, que o antecessor assumiu como bandeira na gestão 2024/2025.
Para a entrevista, Pepe escolheu como cenário o quadro com a pintura de Getúlio Vargas.
- O vovô - brincou o deputado, que chega à Assembleia como um dos políticos mais experientes do Estado (além de deputado estadual, foi vereador, prefeito de Caxias do Sul, deputado federal e ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma Rousseff).
Apesar do sobrenome em comum, Pepe não tem parentesco com o ex-presidente da República. A brincadeira começou em Caxias do Sul, quando um amigo espalhou que ele seria neto de Getúlio.
- Vovô era um pouco autoritário - costumava dizer Pepe, quando lhe perguntavam sobre como seria o temperamento do antepassado de mentirinha. _
Dormindo com o inimigo
A taxação de parceiros geopolíticos passa uma mensagem péssima, de falta de confiança, que vai afastando aliados. A médio prazo, isso vai corroendo ainda mais a liderança global já bastante enfraquecida dos EUA. _
Mujica e Boric plantam oliveiras no Uruguai
Antes disso, Boric esteve no Palácio Estévez, onde se encontrou com o atual presidente Luis Alberto Lacalle Pou. Depois, seguiu para a fazenda Rincón del Cerro, onde mora Mujica. Lá, se reuniu com os líderes do Movimento de Participação Popular (MPP) e da Frente Ampla.
Em conversas com jornalistas, Boric disse que a viagem ao Uruguai serviu para se despedir de Lacalle Pou, que deixa a presidência uruguaia para Yamandú Orsi no dia 1º de março, e para se encontrar com Mujica e sua esposa e ex-vice-presidente, Lucía Topolansky. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário