terça-feira, 18 de fevereiro de 2025


18 de Fevereiro de 2025
POLÍTICA E PODER -Rosane de Oliveira

O que o governo estadual fará para melhorar a educação

O que o governo gaúcho vai fazer nos dois anos que restam do mandato de Eduardo Leite para levantar a régua da educação? Essa pergunta, que tem sido repetida pelos deputados aliados e por interessados em melhorar a qualidade do ensino, será respondida hoje, a partir das 14h, em um evento na Casa da Ospa, com a presença de representantes de instituições que vêm ajudando o Rio Grande do Sul a se recuperar depois da enchente.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, confirmada por Leite no secretariado, está envolvida na organização do encontro, que terá entre os convidados especiais a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

- Quando tivemos a enchente, muitas instituições se ofereceram para ajudar, não só com medidas emergenciais, mas com a construção de um projeto de futuro, que precisa de continuidade - disse Raquel à coluna.

Raquel quer mostrar que, depois de um longo período de diagnóstico, o Estado está pronto para dar o salto necessário na educação, representado pelo Ideb:

O que estamos fazendo é um convite para que a sociedade gaúcha se engaje nesse esforço e se veja representada nos programas e propostas que elaboramos para reduzir a evasão, melhorar o nível de aprendizagem e envolver o professor nesse processo de mudança.

A secretária cita programas como o Professor do Amanhã, o Todo Jovem na Escola, o processo seletivo para diretores de escolas, o Ensino Médio de tempo integral e a reforma dos colégios, entre as medidas que serão detalhadas hoje.

Voluntário de luxo

Para ajudar Raquel, que vem sendo muito cobrada pelos aliados de Leite, o ex-secretário da Fazenda Aod Cunha atuará como voluntário na tarefa de melhorar a qualidade da educação. No fim de semana, Aod se reuniu com Raquel e com diretores da Seduc para entender melhor todas as frentes, novas e antigas, abertas para garantir que os investimentos se materializem no resultado do próximo Ideb. _

Bier pede apoio a Fachin para que Sul tenha fundo constitucional

Disposto a bater em todas as portas possíveis em busca de apoio à criação de um fundo constitucional para o desenvolvimento da Região Sul, o presidente da Federação das Indústrias (Fiergs), Claudio Bier, teve audiência ontem com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

Bier foi ao gabinete do ministro com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Vasconcelos. O encontro durou uma hora e meia.

De acordo com Bier, Fachin disse que considera justo o pleito dos Estados do Sul, mas a criação de um fundo para o desenvolvimento da região não depende dele. Garantiu que apoiará naquilo que estiver ao seu alcance.

Em 2024, pelos cálculos da Fiergs, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberam R$ 54 bilhões dos fundos. O Sudeste não tem, mas é a região que mais recebe royalties. _

TAP formaliza retomada do voo Porto Alegre-Lisboa

Na viagem que fará a Portugal em março, o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, representará o governo gaúcho nas comemorações dos 80 anos da TAP.

Santini, que vai a Portugal para participar da BTL, uma das maiores feiras de turismo do mundo, acompanhará o lançamento oficial da retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa. Interrompidos desde a enchente de maio, os voos recomeçam no dia 1º de abril.

O CEO da TAP, Luís Rodrigues, viajará no primeiro voo Lisboa-Porto Alegre. Oito jornalistas portugueses foram convidados a conhecer as principais regiões turísticas do Estado. _

Morre a esposa de Celso Bernardi

Morreu ontem, aos 81 anos, a professora Marlene Gressler Bernardi, esposa do presidente de honra do PP gaúcho, Celso Bernardi. Internada desde o final de 2024, mas cuidando de problemas de saúde no hospital há pelo menos um ano e meio, Marlene foi acometida por uma doença arterial obstrutiva em uma das pernas.

Natural de Ijuí, Marlene dedicou a vida às suas duas paixões: a educação e o marido. Começou a lecionar em Santo Ângelo, onde também foi coordenadora da 24ª Região de Educação.

A cerimônia de despedida será realizada entre as 9h e as 12h, no Crematório Metropolitano. Além do marido, ela deixa os filhos Fábio e Carina, os netos Vitória, Nina e Santiago, e a mãe, Íris, de 101 anos. 

Edegar Pretto diz que deseja disputar o Piratini

Pelo menos duas das vagas a candidatos majoritários devem ser preenchidas por consenso no PT - e as demais oferecidas a partidos aliados.

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto, deverá ser candidato ao governo do Estado. Paulo Pimenta, que chegou a ser cotado para o Piratini, deve concorrer ao Senado, como era seu plano original. _

MIRANTE

O governador Eduardo Leite embarca hoje à noite para uma semana de agendas na Europa. Começa na quinta-feira, em feira de tecnologia na Suécia.

Na sexta, Leite começa excursão com o prefeito Sebastião Melo pela Holanda, onde ficam por uma semana para conhecer estudos e projetos relacionados à proteção contra cheias e resiliência climática.

A Assembleia Legislativa vota hoje o projeto que reajusta em 6,27% o piso do magistério.

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário: