sábado, 15 de fevereiro de 2025



15 de Fevereiro de 2025
INFORME ESPECIAL - Rodrigo Lopes

Do Exército para a Brigada

O Comando Militar do Sul (CMS) vai doar seis veículos blindados Urutu e 20 fuzis automáticos leves (FAL), calibre 7.62 M964, à Brigada Militar.

A expectativa é de que a entrega dos equipamentos seja feita em março, em data a ser definida. Os carros de combate serão doados para os Batalhões de Choque e de Operações Especiais da BM.

O Exército Brasileiro vem desativando os Urutu, um carro de combate anfíbio, para transporte de tropas, que foi utilizado em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) como no Timor Leste e no Haiti e que vem sendo substituído pelo Guarani. A Força está em processo de modernização da frota de carros de combate, com a aquisição do Centauro II. Hoje, os principais blindados do Exército são os Leopard 1A5BR e o M60 A3.

No dia 21 de fevereiro, ocorrerá a entrega aos policiais militares dos certificados de conclusão do Estágio de Segurança no Manuseio da Viatura Blindada de Transporte Pessoal Urutu. As instruções, que têm como objetivo preparar os militares da BM para o recebimento das viaturas, começaram na última terça-feira. A 6ª Divisão de Exército, na Capital, está encarregada da coordenação do estágio e da cerimônia de doação.

Em dezembro de 2022, o CMS doou 21 Urutu ao exército uruguaio. _

Capivaras no Arroio Dilúvio

Chamou atenção de quem circulou na sexta-feira pela Avenida Ipiranga, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, seis capivaras que nadavam e aproveitavam tranquilamente a vegetação do local.

Na Região Metropolitana, as capivaras são comuns na Reserva Biológica do Lami, na Capital, e no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão.

Os animais são, possivelmente, uma mãe e cinco filhotes. A coluna conversou com biólogos que explicaram que as capivaras devem ter chegado no Dilúvio pelo Guaíba, principalmente devido à enchente de maio do ano passado.

Tratam-se de animais herbívoros, que se alimentam de plantas, como folhas, flores, frutos, algas e caules. 

Carbono neutro na Feira do Varejo

A Feira Brasileira do Varejo (FBV) deste ano será protagonista na sustentabilidade.

O evento promovido pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS ocorrerá entre 21 e 23 de maio e conta com a parceria da startup gaúcha AKVO ESG, de Erechim, para a implementação de um programa de compensação de emissões para tornar a feira um evento carbono neutro. _

CEEE Pró-Cultura

A CEEE Equatorial está em primeiro lugar entre as empresas que patrocinaram projetos no âmbito do Pró-Cultura em 2024. O valor investido foi de aproximadamente R$ 3,2 milhões. Para 2025, as inscrições estão abertas até 25 de fevereiro para novos projetos que precisarem de apoio, desde que sejam aprovados pelas leis estaduais de incentivo. _

Filho de Elon Musk teria mandado Trump calar a boca?

Cenas de crianças no Salão Oval, o mais poderoso gabinete do mundo, sala de trabalho do presidente dos Estados Unidos, não chegam a ser novidade. Aliás, costumam fazer a alegria dos fotógrafos.

Uma das imagens mais icônicas do século 20 foi de John F. Kennedy Jr. brincando embaixo da famosa mesa, chamada de Resolute Desk, enquanto o pai, JFK, lê documentos, em 1963.

Então com oito anos, a filha mais nova de Barack Obama, Sasha, também teve seu momento em 2009, "espionando" o pai detrás de um sofá.

Voltamos a 2025: X, sim, esse é seu nome... Não é filho de Donald Trump, mas de Elon Musk, o poderoso assessor do presidente.

O menino chamou a atenção ao longo da semana pelos gestos irreverentes, caras e bocas, dedo no nariz, mas, sobretudo, pelo que teria dito a Trump. As redes sociais fizeram a festa na sexta com vídeos em que o garoto aparece supostamente dirigindo-se ao presidente:

- Eu quero que você cale a sua boca - teria dito.

Em outro momento, X também teria afirmado:

- Você não é o presidente, precisa ir embora!

Seguidores de Trump contra-atacaram, dizendo que seria fake. Afinal, o garoto "disse o que dizem que ele disse" ou não? A resposta: até a tarde de sexta-feira, não era possível confirmar, com fontes independentes, se o vídeo é verdadeiro ou se foi editado. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: