terça-feira, 16 de março de 2021


16 DE MARÇO DE 2021
INFORME ESPECIAL

RS ganhará centenas de novos técnicos de saúde

O Conselho Estadual de Educação deve autorizar essa semana que alunos de cursos técnicos da área da saúde se formem antes do prazo no Rio Grande do Sul e, com isso, ajudem a aliviar a pressão em hospitais e postos de saúde. Só em Porto Alegre, serão cerca de 500 técnicos em enfermagem, radiologia, nutrição e análises clínicas.

A Lei 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabeleceu normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante a pandemia, prevê a possibilidade de formação antecipada de técnicos na área da saúde que já tenham cumprido 75% da carga horária dos estágios, desde que autorizada pela autoridade competente. O pedido foi encaminhado pelo Sindicado do Ensino Privado do RS no final do ano passado e, diante do agravamento da crise e da falta de pessoal, a sinalização é de que o ok venha até sexta-feira.

O outro lado

Alexandre Dias Abreu, diretor do Sindicato dos Municipários da Capital (Simpa), explica a sua posição sobre a reforma da previdência pública em Porto Alegre. Alexandre considera que, ao contrário do que alega o Executivo, a previdência não é deficitária.

Argumenta que o valor gasto atualmente para complementar o pagamento das aposentadorias e pensões não é déficit, mas sim uma dívida do município referente à cota patronal. Alexandre ressalta que o sindicato se mantém aberto ao diálogo, mas "não tem como, neste momento, realizar discussões de análises com a categoria que está sobrecarregada com a tarefa de atender a população, principalmente nos pronto-atendimentos, nas unidades de saúde e nas diversas atividades essenciais, frente à grave crise da pandemia".

Por isso, defende a retirada do projeto.

Marco

Há 10 anos, no verão de 2011, o Brasil erguia o seu primeiro laboratório no centro da Antártica, a Criosfera 1. A plataforma automática e multidisciplinar segue ativa e utiliza somente energia limpa para o uso de seus equipamentos e envio de dados via satélite. A expedição foi coordenada pelo Dr. Jefferson Cardia Simões, professor da UFRGS. Atualmente, uma equipe se desloca anualmente até o módulo para manutenção da plataforma que realiza o monitoramento da composição química da atmosfera e coleta dados meteorológicos.

Solidariedade

A Casa do Menino Jesus de Praga está precisando de ajuda:

Máscara cirúrgica descartável

Toucas descartáveis

Luvas de procedimentos P e M

Álcool 70º

Óculos de proteção

Papel toalha interfolha

As doações podem ser entregues em qualquer dia e horário na sede da entidade, que tem portaria 24 horas. Rua Nelson Zang, 420. Doações em dinheiro podem ser feitas pelo PIX chave (CNPJ) 89621767000141. WhatsApp para informações: (51) 99572 8124.

Em trânsito

O projeto de lei que prevê a aplicação de multa pelo repasse de fake news relacionados à pandemia de coronavírus foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia/RS no ano passado, e agora aguarda parecer da Comissão de Segurança e Serviços Públicos. O projeto foi apresentado pelos deputados Juliana Brizola (PDT) e Mateus Wesp (PSDB).

Do bem

Parceria firmada entre os programas Mesa Brasil, do Sesc, e Prato para Todos, da Ceasa, pretende ampliar o acesso a uma alimentação saudável em Porto Alegre e Região Metropolitana. Os alimentos e materiais de higiene recebidos pelos programas serão doados mutuamente, chegando a 50 toneladas de produtos em 2021, podendo beneficiar até 200 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A campanha Amor que Movimenta fará a troca de lacres de alumínio e tampinhas plásticas rígidas por cadeiras de rodas e fundos para custeio de despesas de entidades sociais. O objetivo é ajudar pessoas com mobilidade reduzida ou carência financeira. A ação promovida pela Imobiliária Guarida também recolherá doações de equipamentos como muletas, andadores e cadeiras de banho em bom estado . Os materiais arrecadados serão encaminhados para o Educandário São João Batista, AAPPAD e Rotary São Geraldo.

TULIO MILMAN


Nenhum comentário: