quarta-feira, 24 de março de 2021


24 DE MARÇO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO

Hotel terá fachada de cem anos

Quando os andaimes e as telas de proteção saírem, o número 1.891 da Benjamin Constant vai refletir os velhos tempos do Quarto Distrito. A fachada centenária do antigo Cine Astor está sendo restaurada para virar a entrada de um hotel de 10 andares de uma bandeira internacional.

As obras de recuperação da fachada começaram em janeiro e devem terminar até a metade do ano. Elas resgatam uma história ainda mais antiga do que a que figura na memória do porto-alegrense: o prédio foi construído para ser o Theatro Orpheu, de 1923. Com 1.395 lugares, foi um dos maiores cinemas de Porto Alegre. De dia, exibia filmes. À noite, tinha apresentação de músicos e peças de teatro.

Após reforma nos anos 1960, virou Cine Astor. Foi uma atração do Quarto Distrito até 1993, quando fechou as portas.

O prédio foi projetado e construído pelos irmãos Eduardo e João Luiz Pufal, filhos de polonês, responsáveis por várias obras de Porto Alegre no começo do século passado. Esse último era o bisavô do servidor público Diego de Leão Pufal, 41 anos. Ele mora em Santa Catarina há mais de uma década, mas passava por ali sempre que retornava a Porto Alegre. Decepcionava-se ao ver o imóvel abandonado. Com a parte interna demolida, a área servia de estacionamento.

- Do jeito que estava, ia cair, estava cada vez pior - lembra.

O restauro é coordenado pelo arquiteto Lucas Volpatto. A pandemia de covid-19 acabou atrasando os planos, mas o objetivo é abrir até a metade do ano o Hotel Moov, segundo Daniel Brites, diretor-geral da Endutex Hotéis Brasil, empresa do grupo português Endutex.

O empreendimento terá 156 quartos. A rede já tem uma unidade em Curitiba, que soma-se a quatro em operação em Portugal.

JÉSSICA REBECA WEBER

Nenhum comentário: