sábado, 5 de março de 2016


06 de março de 2016 | N° 18465
COMPORTAMENTO

UM BICHO PODE SER MUITO BOM...

AOS POUCOS, A CIÊNCIA MOSTRA QUE CONVIVER COM ANIMAIS TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE


Foi uma simples troca de favores que originou uma das amizades mais duradouras de que se tem conhecimento. Enquanto um oferecia proteção, o outro ajudava com a comida. Assim, aos poucos, lobos e humanos se aproximaram e criaram laços que já existem há milhares de anos.

Hoje, os cães vivem dentro de casa, parecem nos entender, e até ajudam a cuidar da nossa saúde. Mas, desde a aproximação por comida até a cumplicidade que começou com a caça conjunta, passaram-se séculos. Tanto tempo, que esse tipo de relação já se estendeu a outros bichos.

As adaptações que permitiram o estreitamento desses laços foram descritas em um estudo apresentado em 2013 pelo Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências. Na pesquisa, os cientistas Guo-Dong Wang e Ya-Ping mostraram que a diferenciação entre lobos e cães ocorreu há 32 mil anos, na Ásia. Algumas adaptações genéticas foram decisivas para tornar a relação mais amena e, até mesmo, afetiva: alteraram-se os genes do metabolismo e da digestão – provavelmente em função da adoção de uma dieta onívora (na qual se come vegetais e animais) – e os genes neurológicos, o que teria tornado os bichanos menos agressivos.

u Agentes de transformação

Dos lobos ao peludo que dorme hoje aos pés da cama, surgiram muitas outras vantagens na relação, além da simples troca de comida por proteção. Embora os cientistas ainda tenham muito a investigar, já conseguiram mostrar que os cães de estimação oferecem conforto e companhia, ajudam a reduzir o estresse e a pressão arterial, incentivam a prática de atividades físicas, estimulam o sentimento de responsabilidade e há até casos de cães que ajudam a descobrir a existência de um câncer de forma precoce.

Alguns desses benefícios, trazidos incialmente pelos cães, foram descobertos também na relação com outras espécies como gatos, aves, coelhos e até peixes. Aos poucos, a ciência comprova o que os donos têm certeza: ter bichos é bom e saudável.

camila.kosachenco@zerohora.com.br

Nenhum comentário: