quinta-feira, 3 de março de 2016


03 de março de 2016 | N° 18463
SEGUNDA CHAMADA

CINCO MESES DE FOLFA?


COM INÍCIO DAS AULAS somente em agosto, aprovados em segunda turma na UFRGS contam como ocuparão o tempo livre. Veja dicas que ajudam a tirar proveito do período pré-faculdade 

CAROLINE MAFESSONI, 18 ANOS, BIXO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UFRGS

Ver seu nome na lista de aprovados foi, claro, um momento de muita comemoração para Caroline Mafessoni, aprovada para o curso de Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mas logo veio a insegurança: a estudante tinha se preparado para passar no primeiro semestre, e a aprovação para o segundo não foi, inicialmente, tão bem recebida por ela.

Mas ao se dar conta do tanto que tinha deixado de fazer no ano anterior, totalmente dedicado aos estudos, Caroline mudou de ideia: havia passado no curso e na faculdade que desejava, afinal, e ter um semestre livre até que poderia ser bom.

– Quando parei para pensar em tudo o que precisava fazer, percebi que esse seria um tempo muito positivo. Agora, estou bem contente, posso me organizar e me preparar melhor. O problema é controlar a ansiedade até o início das aulas – explica a caloura de 18 anos.

Para aproveitar essa espécie de férias, Caroline optou por ter outro tipo de aula. Quer estudar inglês neste semestre – algo a que não conseguiu se dedicar nos últimos anos e vê como fundamental para sua carreira.

– Ter fluência no inglês é importante para se posicionar bem no mercado de trabalho. E, depois, também quero aprender espanhol e italiano, que são minhas línguas favoritas – conta.

A ideia é, ainda, aproveitar esse tempo para estudar um pouco de computação e desvendar programas de apresentação e edição que podem ser muito úteis no decorrer da faculdade e também depois da formatura.

JULIA AFFELD MARTINS, 19 ANOS,BIXO DE DIREITO NA UFRGS

Saber que tinha passado no segundo semestre trouxe um certo alívio para Julia Martins. Aprovada em Direito na UFRGS, a estudante também preferiria ter começado as aulas agora, mas percebeu de imediato que, depois de anos estudando, um pouco de descanso seria muito bem-vindo.

– Fiquei muito feliz porque 2015 foi um ano muito corrido para mim, de muito estudo, e sinto que precisava deste semestre para dar uma descansada – diz.

A dedicação aos estudos foi compensada pela aprovação. Agora, Julia quer aproveitar o tempo livre para fazer o que não pôde no ano passado. Consultas médicas que ficaram pendentes, reencontrar amigos que deixou de ver enquanto tinha aulas e rever familiares que vivem no Interior estão na lista de afazeres da jovem de 19 anos.

Enquanto não chega a sua vez de estrear na faculdade, a estudante também se prepara para o segundo semestre conversando com os futuros colegas, além de amigos e a irmã que também foram aprovados em Direito. Um dos objetivos é adiantar a leitura de alguns livros obrigatórios e fazer resumos para melhor compreender o conteúdo antes mesmo do início das aulas.

5 SUGESTÕES

Curso de línguas

Independentemente do curso em que você tenha sido aprovado, é bem provável que surgirão textos em outras línguas. Em inglês, é praticamente certo. Então, é bom ir se preparando, até porque o conhecimento de outros idiomas tem sido exigido em diversas carreiras. Pode estar aí a chance de se rematricular naquele curso abandonado. É bom se organizar para não deixar esses estudos de lado quando as aulas começarem.

Intercâmbio

Quem quer passar um tempo estudando fora do Brasil enquanto não começam as aulas na faculdade pode optar pelo intercâmbio. Para quem não tem passaporte ou visto válido para um país que o exija, a empreitada pode ser um pouco mais difícil, mas os prazos são cada vez mais amigáveis.

– Nesse tempo sem estudar, em vez de ficarem ociosos, esses estudantes podem conhecer outro país, aprimorar conhecimentos em uma língua e até abrir um pouco a cabeça, tendo contato com outras culturas – afirma Rodrigo Collaro, gerente da agência de intercâmbio Experimento, em Caxias do Sul.

Há desde cursos de línguas que duram poucas semanas até oportunidades de aperfeiçoamento profissional que duram alguns meses.

Resolver pendências

Aquela consulta médica que ficou para trás, a ida ao banco constantemente adiada, a prática de esportes deixada de lado no ano dedicado aos estudos: são muitas as coisas de que se abre mão na preparação para o vestibular e o Enem, e ter sido aprovado no segundo semestre pode ser a oportunidade de retomar esses compromissos.

Para quem passou em uma universidade longe de onde mora atualmente, também é a chance de pesquisar com calma um lugar para alugar e conhecer o que a nova cidade reserva.

Conhecer a profissão

É bom saber o que o espera no mercado de trabalho. Para os mais perdidos, visitar empresas ligadas à profissão, conhecer o que exigem os estágios e conversar com trabalhadores da área pode ser um grande passo. Ver se a faculdade exige um estágio obrigatório – caso de muitos cursos de licenciatura e administração, por exemplo –, e onde realizá-lo também poupa tempo e pode contribuir para a definição de um rumo.

Não fazer nada

Essa é para quem terminou o Ensino Fundamental, depois o Médio, fez um ano (ou mais) de cursinho, Enem, e não conhece direito um semestre de férias. Quem sabe não é melhor aproveitar este período para simplesmente não fazer nada? Se a sensação é de cansaço, um semestre sabático pode não ser tão ruim e ainda ajuda a chegar com mais gás às aulas.

Nenhum comentário: