sexta-feira, 1 de maio de 2015


1 de maio de 2015 | N° 18149
MARCOS PIANGERS

Diziam que o ano não ia ser bom

Que maravilha tem sido este ano, cheio de feriados em dias de semana. E a maioria perto do final de semana, o que significa folga prolongada. Mesmo no Dia do Trabalho, vejam vocês, estamos agora dormindo até tarde, leremos este jornal apenas perto do meio-dia. Que maravilha é um feriado caindo numa sexta-feira.

Melhor que isso só um feriado caindo na quinta-feira. Melhor do que isso só a ponte de Laguna ficando pronta. Porque quem não gosta de feriado é marido de mulher feia. Ou o cara que mora com a sogra. Esse fica até tarde no trabalho e reza pro feriado cair no domingo.

É claro que existem aquelas pessoas irritantes que amam o trabalho. Que tipo de gente mais desagradável. Essas pessoas com trabalhos maravilhosos me revoltam. Como aquele cidadão que passa óleo nas modelos internacionais, para que a pele das fotografadas fique brilhante e saudável.

Ou aquele gordinho da TV a cabo, que faz um programa de viagens e está sempre em um lugar diferente do mundo, sempre feliz demais. Ou comentaristas esportivos, pagos para assistirem a jogos de futebol e dizerem quem jogou melhor. Ou essas pessoas que ficam uma hora por dia falando bobagem no rádio e ainda são pagas pra isso. Revoltante, não há outro adjetivo.

Porque para a grande maioria dos viventes o trabalho é sofrimento. Trabalho é terno, trânsito, lugar pra estacionar. É bandejão e impressora que estraga. É a catraca da entrada do escritório, que leva três segundos pra liberar depois que você passou o crachá. Cada vez que você entra tem que esperar três segundos. Cada vez que sai, também. Em algum tempo, você terá perdido um dia inteiro, 24 horas esperando a catraca do escritório abrir.

Cansei de conhecer pessoas empolgadas com o novo emprego, felizes com os desafios. Para estes: burocracia! É o que merecem. Façam-nos preencher em detalhe um relatório sobre o que esperam do novo emprego, onde se veem daqui a cinco anos. Obriguem-nos a preencher novamente este relatório de três em três meses. Tornem obrigatória a troca da senha do e-mail corporativo de 15 em 15 dias. Proibida a entrada no escritório de bermuda.


Proibido o acesso ao Facebook no escritório. Proibido ouvir música. Proibido celular. Cada ambiente de trabalho é uma indústria especializada na fabricação de apaixonados por feriados. E que maravilha é um feriado quando cai numa sexta-feira.

Nenhum comentário: