sábado, 23 de maio de 2015


24 de maio de 2015 | N° 18172
EVENTO - PATRICIA LIMA

A verdade sobre o vinho

É mais fácil do que se imagina aprender a apreciar os diferentes sabores de vinhos e espumantes

Você até gostaria de acompanhar seus amigos na hora de beber os vinhos que eles amam, mas desiste porque não sabe degustar, não identifica aqueles aromas todos e, ao final, fica no chope porque não entende nada da bebida mesmo? Saiba que vinho não tem nada a ver com ostentação, elitismo ou exibicionismo. E que todo mundo todo mundo mesmo pode aprender a beber e apreciar uma das bebidas mais antigas e emblemáticas criadas pelo homem.

– Nem sempre o vinho foi ligado à sofisticação e ao elitismo, como vemos agora. O vinho é uma das bebidas mais antigas e populares do mundo, consumida por reis e por pobres desde o começo das civilizações humanas – comenta Juliano Maroso, proprietário de um dos primeiros winebars de Porto Alegre, a Vinum Enoteca, onde se pode degustar centenas de rótulos, alguns deles em taças.

Os rituais em torno da degustação são os grandes responsáveis pela aura de elitismo que se criou em torno da bebida. O preço, que se acredita ser mais alto do que o de outras bebidas, como a cerveja, também afastou muita gente ao longo dos anos. No entanto, o fato é que não é necessário ser especialista em degustação para apreciar um vinho. Basta estar disposto a conhecer novas sensações, sem preconceitos e sem amarras, desfrutando o que a bebida tem de melhor. E olha que vinho nem é tão caro assim: há bons rótulos nacionais e importados por menos de R$ 30.

– Percebemos que os brasileiros estão bebendo cada vez mais vinho, isso está entrando em nossa cultura. Além de fazer bem à saúde, o vinho reúne as pessoas. Para beber e apreciar, basta começar – afirma Maroso.

Para desmistificar o consumo e também para provar que vinho tem tudo a ver com o universo feminino, a próxima edição do projeto Donna Talks será uma mistura de workshop com happy hour cujo tema é justamente este: vinho para quem não é especialista.

O evento ocorre na próxima quarta-feira, dia 27 de maio, às 19h, na Enoteca Vinum, com dicas de degustação e harmonização – tudo para descomplicar e tornar ainda mais prazeroso o ato de simplesmente beber uma taça de vinho e relaxar.


Para você já começar a descomplicar agora mesmo, preparamos cinco dicas para quem quer iniciar-se no mundo do vinho, mas não tem intimidade com a bebida. Preste atenção e tim-tim!

Nenhum comentário: