sábado, 9 de maio de 2015


09 de maio de 2015 | N° 18157
ARTIGOS - FLAVIO JOSÉ KANTER*

BOM DIA!

Houve um período em que eu passava muitos finais de semana em Gramado e Canela. Fazia caminhadas matinais. No início, fui surpreendido por muitos moradores que cumprimentavam a todos com um amistoso e sonoro “bom dia”. Dos turistas, não ouvia cumprimento, só algumas brincadeiras nos dias frios, por vestir apenas calção e camiseta.

Ser cumprimentado por estranhos me fazia sentir bem, passei a retribuir e antecipar a saudação. Faço isso nas caminhadas em Porto Alegre e recebo diferentes respostas, até mesmo silêncio... Uns mal respondem, os com fones no ouvido não tomam conhecimento porque não ouvem ou porque já usam os fones para se ausentar do que os cerca...

Dia desses, recebi resposta tão cálida de uma senhora que varria a calçada, que me senti abraçado por ela, algo no jeito de responder. No hospital em que atendo pacientes há mais de 40 anos, também passei a desejar bom dia aos que lá trabalham, conhecidos ou não. As reações também variam. Há os que parecem sentir-se invisíveis e respondem surpresos, outros reagem com naturalidade, uns poucos fingem que não é com eles...

Por que abordar isso aqui? Porque faz diferença, reflete na saúde. Quando você sai de casa e é cumprimentado, ou alguém cede espaço para entrar na próxima rua, se condiciona a fazer o mesmo, o efeito se multiplica. É o contrário quando fingem que o outro não existe, ou que é um inimigo disputando espaço.

Li a história da população de origem italiana de uma pequena cidade americana que vivia bastante isolada. Mantiveram hábitos das suas origens, amistosos em sua comunidade, sem ambições maiores, prontos para longas conversas e convivência. O perfil de saúde e doenças deles era comparável ao das pessoas com 10 anos de idade a menos do que eles, em populações equivalentes. Só encontraram o estilo de vida amistoso e tranquilo para explicar essa vantagem.

Tratar os outros como semelhantes que somos, inspirar atitude amistosa, faz bem para a saúde de todos. É fácil, para quem pode... Não se perde nada. Asseguro que se ganha muito. Bom dia para você, com um sorriso.

*Médico


Nenhum comentário: