quarta-feira, 20 de maio de 2015


20 de maio de 2015 | N° 18168
MOISÉS MENDES

Patos e galinhas

Até o ano passado, temi que algum estudo sociológico denunciasse as reais intenções da Galinha Pintadinha com as crianças brasileiras. Não queria me decepcionar, gosto muito da Galinha (com G maiúsculo). É nacional, canta músicas nossas, adora baião e festa junina e hipnotiza as crianças.

Temia que aparecesse alguém dedurando a Galinha, como aconteceu nos anos 70. Eu já era barbado e lia o Pato Donald, quando o chileno Ariel Dorfman desmascarou todos os patos. O livro Para Ler o Pato Donald delatava um esquema para a dominação do mundo.

Os patos representavam o que havia de pior no capitalismo. Donald e os outros reproduziam as mensagens dos colonizadores. Nós todos da periferia seríamos os verdadeiros patos.

Dorfman pediu desculpas mais tarde. Havia exagerado até com o Tio Patinhas. Mas fiquei com a sensação de que toda historinha inocente tem uma sacanagem subliminar deliberada, uma intenção encoberta que nos logra. Sempre me impressionei com essas leituras sociológicas (das psicanalíticas gosto muito e um dia trato disso).

Joaquim, meu neto de quatro anos, dormia vendo os vídeos da Galinha, depois se apaixonou pela Peppa e este ano se aproximou mais da Turma da Mônica. Murilo, o outro neto, de três anos, adora a Galinha e – acredite, Dorfman – o Mickey.

Que influência a Galinha pode ter na formação deles? Minha porção fronteiriça pergunta: por que não um Galo Pintadão? Por que a Galinha não tem irmão, pai, mãe? O solteirão Donald tinha a Margarida, os sobrinhos e um tio.

Mas meus medos se foram, e Joaquim e Murilo podem comemorar. A Galinha Pintadinha nacional venceu o americano Justin Bieber no YouTube no Brasil. Um vídeo do site da Galinha foi o mais visto no país desde o começo do YouTube, em 2005.

Torcemos também pela Peppa e pelo George, que nem apareceram no ranking. Gostamos muito deles, mas às vezes desconfio de que há algo errado. É muito certinha aquela família da Peppa. Sei não.


Hoje, às 19h, no plenarinho da Assembleia, um encontro com tema que me agrada muito: Juntos contra o ódio e a intolerância na internet (#humanizaredes). Iniciativa da deputada Manuela d’Ávila, que participa da conversa com o Luciano Potter, o Juremir Machado da Silva e este avô do Joaquim e do Murilo.

Nenhum comentário: