sábado, 16 de maio de 2015


>i>17 de maio de 2015 | N° 18165
DESTINO

O BARATO DA CHINA

Seis dicas imperdíveis para curtir a vida noturna, gastronômica e cultural de duas das cidades mais vibrantes da Ásia: Pequim e Xangai

Pequim e Xangai estão entre as cidades mais vibrantes da Ásia. Se a primeira é mais sisuda, a capital política do país, é também pródiga em história e arte a Cidade Proibida é uma prova. Já Xangai é o centro financeiro, onde rola a grana e onde os ocidentais costumam se sentir mais à vontade. Dá para chamar de uma Nova York. A noite é fantástica, os restaurantes espetaculares e a arquitetura um capítulo à parte: vai da cidade à la Jetsons ao colonial britânico do século XIX, passando pelo art-déco.

Uma das características mais marcantes ao se visitar estas duas megalópoles é o mix entre a cultura chinesa única, que faz questão de se impor em cada detalhe – do trânsito confuso à primeira vista ao sabor apimentado das comidas locais – a um estilo cosmopolita. Tanto em uma quanto em outra cidade, a gente acha as principais redes mundiais, de café (tem Starbucks a cada esquina), de roupas (Zara, H&M), de cosméticos (Sephora), sem contar uma infinidade de megastores Chanel, Armani, Louis Vuitton.

Em alguns momentos, nos sentimos superfamiliarizados; em outros, a China se desnuda e sabemos que somos analfabetos, não sabemos falar e teremos de nos virar de algum jeito, de inglês torto à mímica, comendo muita pimenta com a ajuda de palitinhos descartáveis.

Viajar para a China é bom por isso mesmo: nos tira da zona de conforto e nos leva para um dos países mais vibrantes dos dias de hoje, em termos de crescimento econômico e sociedade em revolução. Para além dos basicões imperdíveis (Cidade Proibida, Praça da Paz Celestial, Grande Muralha em Pequim e Bund e Jardim Yu Yuan em Xangai), que tal alguns segredinhos para curtir este mix?

*Jornalista gaúcha, morou em Pequim de 2007 a 2013. Ex-Grupo RBS, em Pequim atuou na agência estatal Xinhua até 2010, quando deu início ao projeto Radar China (www.radarchina.co), que analisa as relações sinobrasileiras. Atualmente é executiva responsável pelo China Desk no Grupo In Press e mora no Rio de Janeiro.

JANAINA CÂMARA DA SILVEIRA* ESPECIAL

Jornalista gaúcha é autora do primeiro guia sobre China feito sob medida para brasileiros

CHINA O MELHOR DE PEQUIM E XANGAI De Janaína Câmara da Silveira Pulp Edições, 288 páginas, R$ 45

Na próxima terça, dia 19, a partir das 19h30min, a autora realiza bate-papo com Clarisse Linhares, do Projeto


Viajando com Arte, seguido de sessão de autógrafos – tudo no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras), com entrada franca.

Nenhum comentário: