sábado, 16 de maio de 2015









17 de maio de 2015 | N° 18165

ARTIGO - *Felipe Dalcarobo


QUANDO É PRECISO DIZER ADEUS


Antes de deixar o emprego, é preciso refletir sobre aonde se quer chegar


Há momentos nos quais você se torna consciente de que precisa encarar esse incômodo e mudar. Não significa que suas escolhas só então serão decisivas, mas que esta será uma bem grande. Afinal, o que determina sua situação atual são pequenas atitudes do dia a dia, mas escolher o ambiente ainda é importante. Nem o mais habilidoso agricultor é capaz de fazer crescer tomates na areia do deserto.

É comum encontrar pessoas reclamando de empregadores, funcionários ou de suas próprias empresas de maneira leviana. Mesmo com condições para desempenho de um bom trabalho, não há garantia de que seja feito. Dependemos da capacidade individual de reconhecer recursos mediante dificuldades. Será que o grande deserto de monotonia e infertilidade que você vê não é apenas uma caixa de areia no parquinho? Antes de partir, experimente olhar possibilidades internas e recursos inexplorados.

Sair de um emprego é sempre um momento de tensão. Por mais que a escolha pareça certa e os motivos, racionais, resta uma ponta de dúvida – que pode se traduzir dentro de algum tempo em riso, ao olhar para trás e notar que se preocupou com algo tão pequeno. Porém, se as coisas não derem certo, a dúvida reaparece como um gigante acusador, dedo em riste e sorriso sarcástico, sussurrando “eu avisei”. No mais, temos contas que compõem nosso custo de vida moderno: se eu sair, quem vai pagá-las?

Antes de tomar uma grande decisão, é importante avaliar com outros olhos sua situação. Escolher no calor da discussão ou depois de um período de trabalho atípico nunca é boa ideia. Os recursos mais valiosos que você tem na vida são tempo e atenção. Invista o suficiente para colher uma escolha que o leve adiante. Planejar suas ações e ter um caminho em mente é importante, mas esteja sempre aberto às possibilidades. Não significa ficar esperando alguém bater à porta oferecendo emprego de CEO no Google, mas estar atento ao que acontece ao seu redor.

Mudar de emprego deve ser sempre algo positivo. Ainda que tenha sido demitido ou esteja com dificuldades para encontrar uma nova posição, aproveite para realinhar seus objetivos. Em certas ocasiões, é preciso aceitar um trabalho com remuneração inicial mais baixa ou até mudar de área. O importante é escolher quem você quer ser no novo trabalho, qual será seu papel nessa nova etapa. Como esse trabalho contribuirá para seu futuro? Aproveite para desenvolver responsabilidade, resiliência e empatia, habilidades universais e bases para o sucesso em todos os níveis hierárquicos – mas que ainda faltam a muita gente grande por aí.

Seja qual for sua escolha, lembre que seu futuro ainda é apenas um mar de possibilidades, nada está totalmente definido ainda. Um bom emprego não significa felicidade eterna, bem como outro mais simples pode surpreender positivamente. Se chegou a hora dizer adeus, diga e siga seu caminho. Leve o que há de bom e não veja como problema se um dia tiver que voltar, jamais bata a porta ao sair. Gastamos tempo demais tentando ganhar mais dinheiro para poder aumentar os bons momentos da vida. Que tal ir direto ao ponto dessa vez?

Felipe Dalcarobo escreve sempre no terceiro domingo do mês.

Nenhum comentário: