sábado, 9 de maio de 2015


09 de maio de 2015 | N° 18157
NÍLSON SOUZA

MÃE NÃO É UMA SÓ

De todos os mitos que cercam o Dia das Mães, esse negado pelo título acima é o que menos se sustenta, embora continue ilustrando anúncios relativos à data. Cada vez que leio a expressão, me lembro de uma amiga que mandou a filha para o Exterior, para fazer um intercâmbio estudantil, e começou a ficar inquieta com os elogios que a viajante fazia à dona da casa onde estava hospedada. Minha amiga passou, então, a incluir nas mensagens que mandava à filha um fecho emblemático antes da assinatura:

– Da sua única mãe!

Ora, do ponto de vista biológico e desconsiderando os avanços científicos, tudo bem. Mas no aspecto afetivo, que é o que interessa, as mães são muitas. Minha dentista, que foi criada por uma prima da própria progenitora, referia-se a ela como “minha outra mãe”. E, pelo que contava aos pacientes de boca aberta, sempre recebeu da mãe adotiva um tratamento carinhoso de verdadeira filha. Não é caso isolado. São incontáveis as mães do coração, que abraçam e abrigam filhos alheios como se fossem os próprios.

Mãe é mãe, seja ela legítima, emprestada, temporária, exclusiva ou compartilhada.

A minha – de sangue e de coração – está com 91 anos e cuida da irmã de 96 como se fosse uma filha, ambas felizmente saudáveis e ativas. Aos sábados, quando as visito, são duas mães para mim nas suas preocupações, gentilezas e orações, além dos quitutes que fazem para receber filhos, filhas, netos, bisnetos e agregados.

Todas as mulheres são mães, tendo ou não gerado seus próprios filhos. Há tias-mães, madrinhas-mães, vizinhas-mães, professoras-mães, avós-mães e até homens-mães, no melhor sentido, de amor, compartilhamento e substituição.

Mãe é um plural sem s no final.

Mãe é um substantivo coletivo.

Mãe é um adjetivo superlativo.

Mãe pode ser também muitos verbos transitivos – amar, adorar, abraçar, abençoar, proteger...

Mãe é uma gramática completa, a palavra certa no lugar certo, sempre amorosa, carinhosa, acolhedora.

Mãe é uma multidão de afetos.

Decididamente, mãe não é uma só.


Nós, filhos e filhas, é que nos sentimos únicos diante delas.

Nenhum comentário: