sexta-feira, 15 de maio de 2015


15 de maio de 2015 | N° 18163
DAVID COIMBRA

O Dia do Anjo

Fiquei sabendo que ontem foi o Dia do Anjo da Guarda. Contaram-me pelo WhatsApp. Recebi uma mensagem que dizia assim:

“Hoje é o Dia do Anjo da Guarda!

Dou a você oito anjos pra te iluminar. Você deve passar os oito anjos para oito amigos, inclusive eu, e em oito minutos terás uma ótima notícia.

Tenha fé!”

Mensagem tão alvissareira deixou-me excitado. Havia recebido oito anjos de uma única vez. Em geral, as pessoas têm um anjo só. É o anjo da guarda, exatamente o homenageado com a data de ontem. Trata-se de um tipo de anjo que fica cuidando da gente o tempo todo. Ou pelo menos deveria. Querubins e serafins, ao que me consta, não exercem essas funções.

Lembro daquele chatíssimo filme do Wim Wenders sobre anjos da guarda. Eles ficam bem pertinho, ouvindo os nossos pensamentos e tudo mais. Será? Tem um anjo aqui ao lado, escutando tudo que penso? Hm... É preciso tomar cuidado até com os pensamentos.

Nesse filme, que você só deve ver se quiser se aborrecer, um anjo se apaixona por uma mulher, uma trapezista, o que resolveria aquele antigo debate bizantino sobre o sexo dos anjos.

Ou não?

De qualquer forma, é certo que os anjos são muito atuantes em questões humanas. A Bíblia o prova. Jacó lutou com um deles durante uma noite inteira, até o amanhecer, e, por isso, passou a ser chamado de Israel, ou seja, “aquele que luta com Deus”. Isso é extraordinário. O cara lutou com Deus. Ou com um emissário Dele. E empatou!

Não deve ter sido o famoso arcanjo Gabriel. Até porque um arcanjo não é um anjo comum, é uma espécie de chefe dos anjos, e ele, o arcanjo Gabriel, é brabo, está sempre armado com uma espada de fogo. Não. Jacó não teria chance contra Gabriel.

Anjos podem ser bastante agressivos, mesmo que não pareçam. Uma noite, Deus enviou dois belos anjos para destruir Sodoma. Por algum motivo, eles tinham de esperar até o amanhecer para fazer o serviço. Assim, decidiram dormir na praça. Um bom sujeito chamado Ló os encontrou e convidou-os para pernoitar em sua casa. Imagina dormir na praça, ainda mais em Sodoma, cidade que devia ser quase tão perigosa quanto Porto Alegre. 

Os anjos aceitaram, foram para a casa de Ló, jantaram e já iam se recolher quando os homens da cidade, todos eles, jovens e velhos, bateram à porta. Os sodomitas queriam sodomizar os anjos! Ló rogou que não fizessem nada, já que os anjos estavam debaixo de seu teto. Chegou a oferecer suas duas filhas aos homens, que, segundo ele, eram virgens. Mas os homens responderam: “Ah, é? Pois vamos te fazer algo pior do que a eles!”.

O que será que os sodomitas pretendiam fazer a Ló? Não tenho ideia, porque a Bíblia não conta, e logo os anjos entraram em ação, cegaram os assaltantes com um encantamento e, horas depois, destruíram Sodoma como habitualmente anjos destroem cidades: com fogo e enxofre.

O próprio Satanás é um anjo, você sabe: Lúcifer, o anjo da luz, a estrela da manhã, que caiu do Céu por querer ser maior do que Deus. A pretensão!


Portanto, faz sentido os anjos se importarem com recados trocados entre seres humanos, como anunciou o texto que recebi. Deveria eu, por essa razão, mandar a mensagem para oito amigos e esperar oito minutos por uma ótima notícia? Pensei. Pensei. E decidi fazer melhor do que isso. Se os anjos se envaidecem com uma pequena publicidade via WhatsApp, imagine a felicidade deles saindo no jornal em papel e no virtual, alcançando 1 milhão de leitores? Pois bem. Aí está, amigos anjos! Agora estou esperando minha ótima notícia.

Nenhum comentário: