sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Jaime Cimenti

Luiz Guimarães estreia na ficção

O romance Vinhas da peste (AGE, 200 páginas, R$ 48,00, prefácio de Luiz Antonio de Assis Brasil) marca a estreia do jornalista Luiz Guimarães na literatura de ficção. A narrativa, que foi trabalhada por muitos anos, teve inspiração no surto de febre aftosa ocorrido em 2000 na cidade gaúcha de Jóia. Na época, Guimarães, que anteriormente atuou no Correio do Povo como editor e chefe de reportagem, trabalhava como repórter na sucursal da extinta Gazeta Mercantil e acompanhou, de perto e passo a passo, todos os acontecimentos.

Atualmente, Luiz Guimarães é editor de Economia do Jornal do Comércio. Antes de tudo, é preciso dizer que o autor, ao contrário de muitos aí, meio apressados, trabalhou e revisou várias vezes o texto antes da publicação e o resultado é uma estreia madura e promissora. Em meio à peste que precipitou o sacrifício de milhares de animais e que transtornou em definitivo a vida da cidade, na ficção com toques de realismo mágico e fantástico do autor, surge um terrível serial killer que amedronta a comunidade, vitimando mulheres.

Aí a narrativa ganha elementos de romance policial e, para completar a atmosfera já carregada de Cerritus, a cidade imaginária do romance, um vinho misterioso e afrodisíaco produzido em segredo na localidade, que animaliza as pessoas, vai agitar muita gente.

Guimarães decidiu dar alma, sentimentos e expressões humanas aos animais e, assim, o coronel, o pastor, o secretário, o delegado e os demais personagens de Cerritus, Bolacha, Clube das Serpentes e das estâncias Mate Amargo e Touro Fino vão participar de um convívio muito estranho com os bichos. O romance instaura um clima ficcional bem singular. Na apresentação, o romancista Assis Brasil dá os parabéns ao novo escritor e refere que “apropriando-se de um material comum (o pampa e suas circunstâncias) diz-nos algo de novo”.

É por aí.  Além de ter trabalhado ficcionalmente locais, acontecimentos e até divergências políticas entre partidos (PT e PSDB) que, antes, não constavam da geografia da literatura rio-grandense, Luiz  Guimarães o fez com toques estilísticos ousados e criativos.


Quer dizer, a obra, pela forma e pelo conteúdo, cria seu espaço próprio e vai muito além de ser apenas  mais um romance de temática regional. Bem-vindo, Luiz Guimarães, ao Clube dos Romancistas Gaúchos.

Nenhum comentário: