quinta-feira, 7 de agosto de 2014


07 de agosto de 2014 | N° 17883
PAULO SANT’ANA

A Árvore da Serra

Jesus alimentava-se de mel, peixes e pães. Os pães são filhos legítimos do trigo, o mel é produzido pela abelha, e os peixes são o fruto das águas do mar ou do rio, ou dos regatos e das lagoas.

Os vegetarianos, pelo que me consta, foram além de Jesus, não comeram peixes, embora haja vegetarianos que comam peixes e frutos do mar.

Mas o que eu queria dizer principalmente é que os vegetarianos são seres bondosos, puros, e por isso não admitem o sacrifício animal, e ao não comerem carne querem dizer que não se tornam assim cúmplices do sacrifício animal.

Sabem os leitores por certo a forma como o gado é abatido para ir ao frigorífico, ao açougue e para a mesa dos carnívoros?

Pois o gado é posto num brete, e lá na ponta lhe esperam dezenas de marretadas na cabeça até que ele morra.

Só essa imagem já é suficiente para que cada vez haja mais vegetarianos na face da terra.

É uma colossal judiaria.

Ocorre-me agora a forma doméstica com que há milhões de anos se mata a galinha.

Torce-se o pescoço da ave, e ela fica estremunhando durante minutos, agitando-se.

Experimente degolar a galinha com uma faca, ela vai ficar só com a cabeça parada e o corpo se agitando, certamente num sofrimento atroz, durante a eternidade de cinco minutos, assim como uma minhoca que é cortada pela metade mas suas duas metades continuarão se movendo, creio que por horas.

Os vegetarianos portanto são filhos de uma crença: a de que não se pode provocar sofrimento em nenhum ser vivo.

Só existe uma oposição à ideia vegetariana de que os vegetais não têm alma, ela foi expressada no soneto célebre de Augusto dos Anjos, que passo a transcrever a seguir.

– As árvores, meu filho, não têm alma

E esta árvore me serve de empecilho.

É preciso cortá-la, pois, meu filho

Para que eu tenha um velhice calma.

– Meu pai, por que tua ira não se acalma?

Não vês que em tudo existe o mesmo brilho?

Deus pôs alma nos cedros, nos junquilhos

E esta árvore, pai, possui minh’alma.

Disse e ajoelhou-se numa rogativa:

“Não mate a árvore, pai, para que eu viva!”.

E quando a árvore, olhando a pátria serra,

Caiu aos golpes do machado bronco,

O moço triste se abraçou com o tronco

E nunca mais se levantou da terra.

Belíssimo, fulgurante soneto que decorei quando eu tinha 14 anos.


Augusto dos Anjos, pois, ao contrário dos vegetarianos, acreditava que os vegetais possuíam alma.

Nenhum comentário: