segunda-feira, 3 de maio de 2021


03 DE MAIO DE 2021
INFORME ESPECIAL

A fórmula dos sonhos

A fórmula abaixo expressa o desejo mais secreto de um grupo de gestores públicos, protegidos por palavras bonitas, escorados em dados verdadeiros que apoiam teses furadas, mais preocupados com a próxima eleição e com a sua bolha do que com o todo. Se pudessem, aplicariam o seguinte parâmetro para definir os modelos de decisão durante a pandemia:

AB + PPE

NTP

AB - Aplauso da Bolha, traduzido na aprovação dos que estão mais perto e dos que fazem mais barulho nas redes sociais. No mundo analógico, pode ser substituído pelo índice TnC, Tapinha nas Costas.

PPE - Peso Político e Econômico de quem pressiona. Tem poder? Tem grana? Sou todo ouvidos...

NTP - Número total de pessoas atingidas pela decisão.

Pela lógica desse modelo, quanto maior o resultado, mais chance de sucesso de uma reivindicação. Se a gritaria e o aplauso da bolha são ensurdecedores e se a pressão vem de setores políticos e econômicos de peso, só se precisa encontrar um discurso e enfeitá-lo com números.

Sobre o número total de pessoas atingidas pela decisão, ele é fixo. Ou seja, tanto faz, rale-se, azar é o deles.

Alinhamento

Essas manifestações destrambelhadas pedindo a volta do regime militar nada tem de favorável às Forças Armadas.

Ao contrário.

Mesmo que a coesão interna seja sólida, é o tipo de assunto que só gera desconforto.

Jair Bolsonaro, mais cedo ou mais tarde, vai aprender que aumento de salário não compra dignidade, sentido patriótico e respeito à lei.

Bolor

Mais uma vez, as mudanças no secretariado de Eduardo Leite, que se elegeu com a promessa de fazer uma nova política, obedecem à lógica antiga de garantir a governabilidade antes de pensar no resto.

Espelho, espelho meu

Demitido há um mês, o ex-chanceler Ernesto Araújo abriu as baterias em uma rede social. Afirmou que o governo Bolsonaro perdeu a "alma e o ideal".

Traduzindo do ernestoaraujês: Perdeu Ernesto Araújo.

Nomes próprios

A disputa em torno do relator da CPI da Covid só confirma a sua natureza.

Quando uma investigação depende tanto de quem a comanda e tão menos dos fatos, o que está em jogo, antes mesmo de começar, é o resultado e não a retidão do caminho para chegar a ele.

Evolução

Não há, nas Forças Armadas brasileiras, qualquer ânimo para intervenções que não estejam previstas e amparadas pela Constituição.

As lições de 1964 foram aprendidas.

Na frente

Na capital de Pernambuco, a vacinação da primeira e a da segunda dose são agendadas e confirmadas através do aplicativo ou do site "Conecta Recife".

Manifestações 1

Jair Bolsonaro mostrou força eleitoral no final de semana. As pesquisas acertam quando apontam que ele, hoje, estaria no segundo turno em 2022.

Manifestações 2

De fato, quem não é apoiador de Jair Bolsonaro não faria manifestações com aglomeração em meio à pandemia. Mas isso não invalida a observação da nota anterior.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: