terça-feira, 6 de janeiro de 2015


06 de janeiro de 2015 | N° 18034
LUIZ PAULO VASCONCELLOS

A VIDA EM UMA FRASE

Sempre começamos o ano cheios de ideias, planos, projetos, entusiasmo e otimismo. Por isso, inicio o ano citando algumas frases que costumo colecionar, frases que sintetizam pensamentos, conceitos, que provocam a imaginação, frases que sinalizam uma visão de mundo e induzem o leitor a voar no espaço da ternura, do alívio, da criatividade, da ironia, do humor e da aventura.

Começo com esta de Galileo Galilei: “Toda concepção nasce da análise”. Alguém tem dúvida dessa sábia verdade? Às vezes, até parece que sim, afinal, vivemos em tempos pós-modernos em que a concepção muitas vezes nasce do nada.

Continuando: “Não se conhece verdadeiramente um homem, sua alma, sentimentos e intenções, senão quando ele administra o poder e executa as leis” – Sófocles.

Indo mais além: “Existem três verdades: a minha verdade, a tua verdade e a verdade”. Em tempos de delação premiada, às vezes é preciso premiar para que alguém revele alguma verdade que não seja a minha ou a tua, mas simplesmente a verdade. Pelo menos, acredito que tenha sido essa a intenção de Peter Brook ao moldar a frase.

Vamos em frente: “A vida bate e estraçalha a alma. A arte nos lembra que você tem uma” – Stella Adler.

“O poeta tem a terrível tarefa de mostrar o que não pode e nem deve ser mostrado” – Ariane Mnouchkine.

“A digestão é a ação mais excitante de um solitário” – Gonçalo M. Tavares. “É demais ter dois olhos” – Rainer M. Rilke. “A arte perturba, a ciência tranquiliza” – George Braque.

“Nós não somos livres. E o céu ainda pode cair sobre nossas cabeças. O teatro foi criado, antes de tudo, para nos revelar essas verdades” – Antonin Artaud.

“A arte existe porque a vida não basta” – Ferreira Gullar.

“O drama, como a sinfonia, não ensina ou prova nada” – John M. Synge.

“Liberdade não é sinônimo de felicidade. Liberdade é conflito, agonia, solidão” – Luiz Felipe Pondé.

“Um fracasso inteligente tem muito mais valor do que um sucesso relativo” – Gianni Ratto.


Bom ano de 2015 a todos nós.

Nenhum comentário: