sexta-feira, 5 de dezembro de 2014


05 de dezembro de 2014 | N° 18004
ARTIGO - JORGE AUDY*

O PAPEL DA INOVAÇÃO NA AGENDA REGIONAL

Nesta semana, em Brasília, realizou se a cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Nacional do Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec e pelo Sebrae, com apoio do MCTI, MDIC e MEC, da qual participaram autoridades empresariais, governamentais e representantes de ambientes de inovação do Brasil.

A sociedade contemporânea, baseada no conhecimento, demanda novos conceitos para o papel das empresas, das universidades e do governo no processo de desenvolvimento econômico e social. Em nenhum outro tempo, a educação e a inovação foram tão importantes. Nesse contexto, insere-se o Movimento pelo Empreendedorismo Inovador, liderado pela Anprotec e pelo Sebrae, em nosso país. Esse prêmio reconhece os destaques no ano entre os principais ambientes de inovação do Brasil.

Os dois principais prêmios de 2014 foram para os gaúchos: Raiar, do Tecnopuc, é a melhor Incubadora de Empresas, e o Tecnosinos é o melhor Parque Tecnológico. Esse reconhecimento nacional é, ao mesmo tempo, motivo de orgulho e de preocupação. Orgulho, pois reconhece os esforços de nossas instituições públicas e privadas de nossa Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reginp) e dos governos municipais e estadual, que geram condições para um novo modelo de desenvolvimento, em que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação são elementos centrais.

Por outro lado, motivo de preocupação pelo enorme desafio que é o de efetivamente colaborarmos com o novo modelo de desenvolvimento, em que a inovação e o empreendedorismo são determinantes para o sucesso e o crescimento. Temos potencial e reconhecimento nacional neste sentido. O desafio é transformar esse potencial em realidade, contribuindo de forma decisiva na melhoria de qualidade de vida de nossa gente.

Cabe aos atores da Ciência, Tecnologia e Inovação buscar consensos para a proposição de políticas e diretrizes que mostrem o caminho para posicionar nosso Estado entre os líderes deste movimento no país e no mundo, tendo a inovação e o empreendedorismo, além da educação, como os pilares do processo de desenvolvimento econômico e social. Estamos prontos para gerar esses consensos?


*Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS

Nenhum comentário: