sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Jaime Cimenti

Silvana Pretto Zanon relata a viagem das peregrinas

Entre abril e maio de 2014, a engenheira química Silvana Pretto Zanon, formada pela Pucrs, que foi empresária na área de moda de 1984 a 1989, do esporte de 1994 a 2000 e que, há 17 anos, é empresária na área de refrigeração, viajou para vários locais sagrados da Europa com 12 amigas.

Antes da viagem, Silvana decidiu comprar um caderno especial, com jeito de livro antigo, e levá-lo na bagagem, para registrar tudo sobre a viagem de peregrinação que marcou o ano das 13 amigas. Já pensava em, depois, transformar as anotações do caderno em livro. O resultado é o belo e delicado Para 12 singulares mulheres 12 diferentes flores (Editora Dublinense, 154 páginas), com textos de Silvana e ilustrações em cores de Mariana Valente.

Com coordenação de Julia Dantas, preparação e apresentação de Dolores Sanvicente, capa e projeto gráfico de Humberto Nunes e revisão de Fernanda Lisbôa, o relato inicia por Honfleur, Normandia, cidade dos impressionistas e de Santa Catarina. Lisieux e Paris também foram visitadas. Em Honfleur, Silvana, ao deixar o grupo, comprou um buquê com 12 flores diferentes para as 12 amigas. A ideia deu origem ao título da obra.

Os primeiros três dias da jornada foram em Amsterdã, com visita obrigatória ao lendário Museu Van Gogh, onde está a maior coleção do artista no mundo. Na Holanda, as meninas visitaram Keukenhof, o maior jardim de tulipas do mundo. Os próximos três dias foram na Alemanha, em Vallendar, onde visitaram o famoso Santuário de Schoenstatt. No Monte Schoenstatt, visitaram a casa do Padre Kentenich, hoje transformada em museu que conta toda sua história.

O relato de Silvana mescla muitas informações sobre cultura, religião, história e arte, com textos e ilustrações sobre as amigas e a respeito dos acontecimentos da viagem, muitos divertidíssimos, desses que só ocorrem quando amigas próximas e queridas se juntam para trilhar caminhos diferentes e sentirem-se novamente como verdadeiras ginasianas.


Uma viagem agradável inspira novos olhares, novas sensações e muitas descobertas sobre nós mesmos e sobre os outros. Com muita sensibilidade, rigor informativo e com cuidados editoriais incomuns, o livro de Silvana é baseado em jornada inesquecível,  ao mesmo tempo homenageia com carinho as amigas e proporciona aos leitores o compartilhamento de  uma experiência emocionante.

Nenhum comentário: