segunda-feira, 8 de dezembro de 2014


08 de dezembro de 2014 | N° 18007
ARTIGO ZH - AILIM SCHWAMBACH

PROFISSÃO: PROFESSORA

A educação precisa de respostas. É sabido que no nosso país e no Estado muitas escolas estão em condições precárias, os salários não são dignos, mas, apesar disso, precisamos também melhorar nosso ensino.

Iniciei minha prática docente exatamente nessas condições, estudando biologia, mas lecionando inglês e religião, em uma escola estadual no município de São Leopoldo. Apesar de enfrentar vários problemas, nunca deixei de fazer o melhor que pude para os meus alunos, apontando caminhos para seguirem estudando e mostrar que eram capazes disso.

Hoje, leciono ciências da natureza em Ivoti, mas o vocabulário da ciência provocava um afastamento de meus alunos, “pois é difícil” era o que eu costumava ouvir.

Ao ler sobre o prêmio RBS de Educação, pensei que a mediação de leitura que eu faço em aula, há mais de três anos, não fosse algo tão grandioso para participar de um prêmio como esse. Mas perceber que iniciar a aula com duas reportagens científicas trazidas pelos alunos e ver a motivação em ler mais sobre o tema me fizeram pensar que são as pequenas ações que podem ser transformadoras na sala de aula. Não foi necessário investimento financeiro, somente utilizar o que já fazia parte do dia a dia deles, como as redes sociais, apontar sites de confiança, revistas e jornais que pudessem levar o estudante a compreender o mundo que o cerca.

Enviei o projeto e recebi um telefonema do Diogo Reck Figueiredo, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, informando que eu era uma das finalistas do prêmio, anos de profissão passaram em minha mente naqueles minutos.

Depois de votações pela internet, mais uma grande emoção estaria por vir: ser o projeto vencedor na categoria do júri popular do Rio Grande do Sul. Agradeço a todos os colaboradores desta vitória que não foi só minha, levei mais de 150 alunos comigo. Obrigada ao grupo RBS e à Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho por investirem neste profissional que pode transformar, mudar e melhorar a situação de nosso país, no âmbito social e ambiental. Profissão professora, com orgulho!

Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS, professora do Instituto de Educação Ivoti


AILIM SCHWAMBACH

Nenhum comentário: