quinta-feira, 4 de dezembro de 2014


04 de dezembro de 2014 | N° 18003
PAULO SANT’ANA

Fumar é um saco

Ontem foi um dia histórico para nós, fumantes da RBS: proibiram de fumar em todas as dependências do prédio. Fui conferir no fumódromo e ele estava de portas lacradas.

Este fumódromo fechado agora me leva a antigas nostalgias. Ali tive conversas preciosas ou fúteis com outros fumantes, ali troquei milhares de baforadas.

Não tem mais, acabou.

Eu sei onde irá parar esta corrida frenética contra o fumo: haverá um dia em que serei proibido de fumar dentro do meu domicílio – como já acontece, aliás, em algumas cidades dos EUA.

E nada, nem aqui, nem lá, de proibir o fabrico de cigarros.

Mas, se por acaso proibissem de fabricar os cigarros, por certo eu montaria um jeito de comprar cigarros de fabricação clandestina.

Pois a maconha não é proibida? Proibida de cultivar, proibida de comercializar, proibida em tudo.

E, ainda assim, nunca vi tanto maconheiro em minha vida, eles se espalham pela sociedade, zombando da proibição.

As leis são boas, elas escondem, nesta fase da vida brasileira, a ideia de dificultar o uso do cigarro, em todos os lugares alcançados pela esfera legal, para que enfim os fumantes se cansem de fumar e parem com o vício. Isso vai dar certo em muitos casos, mas fumante que é autêntico mesmo não se dobra a esses artifícios legais, nunca vai parar de fumar.

Eu não consigo parar, por exemplo, com o vício de fumar enquanto escrevo. Como não permitem que eu fume nesta sala em que escrevo, a solução, a partir de ontem, foi escrever dois parágrafos e descer até o olho da rua, único lugar em que ainda (ainda, hein!) é permitido fumar.

Vou lá fora, acendo um cigarro, consumo-o e volto rapidamente para terminar minha coluna.

É chato, é um saco, mas o que vou fazer?

São os novos tempos. Quando comecei a fumar, nunca pensei que iriam um dia, como estão fazendo agora, proibir de fumar em lugares fechados. Se eu soubesse que iriam fazer isso, não teria adquirido o vício de fumar. É justamente nisso que as leis apostam: já sabendo que é proibido fumar, os não fumantes desistem de começar a fazê-lo, tais os obstáculos que lhes serão criados se o fizerem.


Não posso deixar de considerar que o método adotado agora terá eficiência.

Nenhum comentário: