sábado, 4 de outubro de 2014


04 de outubro de 2014 | N° 17942
CLÁUDIA LAITANO

Ara

“A Aracy, minha mulher, Ara, pertence este livro.”

Essa talvez seja a mais célebre dedicatória da literatura brasileira, não apenas porque antecede um dos maiores romances já escritos em nosso idioma, Grande Sertão: Veredas, mas porque esconde/revela uma arrebatadora história de amor – intensa e complicada como costumam ser as grandes histórias de amor.

Para preservá-la, Guimarães Rosa achou por bem registrar, no bronze metafórico de uma dedicatória, que o livro pertencia – para todos os fins de direito e de afeto – ao grande amor de sua vida, salvaguardando sua obra-prima de disputas futuras e das picuinhas de inventários e herdeiros ressentidos. Ter o nome gravado em uma obra-prima já seria o suficiente para carregar a memória de qualquer mortal para a posteridade, mas Aracy entraria para a história por um motivo ainda mais grandioso.

A vida de Aracy Moebius de Carvalho (1908 – 2011) ganha merecido destaque agora com o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, dirigido pelo ator Caco Ciocler e exibido em agosto no Festival de Gramado. Em 2008, às vésperas de completar 100 anos, a viúva do escritor Guimarães Rosa já havia sido retratada em uma grande reportagem da jornalista Eliane Brum para a revista Época – intitulada, não por acaso, A Lista de Aracy, em referência ao filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, que conta uma história parecida.

Trancada em seu mundo interior pelo Mal de Alzheimer, Aracy já não podia narrar a própria trajetória, mas muitas pessoas que ela direta ou indiretamente salvou ajudaram a reconstituir a história do “anjo de Hamburgo” – a modesta funcionária de um consulado do Brasil na Alemanha que arriscou a vida e o emprego para fazer o que era certo. A emocionante reportagem de Eliane é ilustrada por retratos de famílias brasileiras que só vieram a se constituir porque Aracy, contrariando o bom senso e as ordens do governo brasileiro, facilitava a concessão de vistos para judeus que tentavam escapar da Alemanha nazista.

Vista de longe, no tempo e na sua dimensão histórica, a coragem de Aracy pode nos parecer excepcional, mas não são necessários nem nazistas nem guerras terríveis nem grandes momentos históricos para que sejamos confrontados com escolhas morais que nos definem – se não para a posteridade, pelo menos em relação ao círculo de pessoas que somos capazes de influenciar. Esses momentos que convocam nossa capacidade de julgamento nos aparecem quase todos os dias, e mais cedo ou mais tarde somos confrontados com as suas consequências.

Em Grande Sertão, Riobaldo revê suas escolhas e as “veredas” a que elas o conduziram e conclui: “Para cada dia, e cada hora, só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa. Aquilo está no encoberto; mas, fora dessa consequência, tudo o que eu fizer, o que o senhor fizer, o que o beltrano fizer, o que todo-o-mundo fizer, ou deixar de fazer, fica sendo o falso, e é o errado”.


Aracy teve a chance de fazer o que era certo – e fez. Seria bom pensar nisso amanhã, seria bom pensar nisso todos os dias.

Nenhum comentário: