sábado, 11 de outubro de 2014


11 de outubro de 2014 | N° 17949
ARTIGO - MAIRA CALEFFI*

POR UMA VIDA ROSA

Estamos no período do ano de maior relevância simbólica para quem luta contra o câncer de mama. No mundo todo, instituições, governos, celebridades, pacientes e profissionais da saúde erguem bem alto a bandeira da prevenção a uma das doenças que mais vitima as gaúchas. É o Outubro Rosa.

Muito se tem feito no combate ao câncer de mama, mas há ainda muito por fazer. Em 2012, após intenso trabalho, conseguimos que fosse aprovada a Lei dos 60 Dias, que garante o tratamento ao paciente com câncer em até dois meses após o diagnóstico. Foi uma grande conquista para a população brasileira.

Muitas outras vitórias obtemos diariamente, na luta contra a doença em cada uma das pacientes que atendemos no Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento, onde trabalhamos com equipe multiprofissional, atendimento ágil e completo, do diagnóstico à reabilitação física e psicológica.

No combate ao câncer de mama, a detecção precoce deve ser sempre privilegiada. Com o câncer identificado (pela paciente, por seu clínico ou ginecologista), o tratamento deve ser orientado por um olhar multidisciplinar, com uma equipe treinada e protocolos baseados em evidências científicas. O diagnóstico precoce faz com que as chances de cura sejam de até 95% e os tratamentos sejam menos agressivos.

Esses esforços, com as mobilizações do Outubro Rosa, caminham no sentido de conter os índices assustadores de incidência e mortalidade da doença no Estado. Em Porto Alegre, são 125 casos novos em cada 100 mil mulheres. O aumento da expectativa de vida e a obesidade de nossa população só fazem crescer os registros de casos novos de câncer de mama.

Que o rosa deste outubro sirva como alerta para gaúchos e gaúchas, para que façam exames periódicos com o seu médico, realizem mamografia de rotina e controlem o peso e o sedentarismo. Que a cor deste mês estimule pacientes, em qualquer fase da doença, pois a pesquisa e o conhecimento avançam, propiciando tratamentos mais personalizados e melhores resultados.


*CHEFE DO SERVIÇO MÉDICO DE MASTOLOGIA E COORDENADORA DO NÚCLEO MAMA MOINHOS E NÚCLEO MAMA PORTO ALEGRE DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

Nenhum comentário: