sexta-feira, 31 de outubro de 2014


31 de outubro de 2014 | N° 17969
MOISÉS MENDES

Liberdades

Jornalista critica tudo, a grama da Arena do Grêmio, o juro, as baixarias no Facebook, a inflação e os gays da novela das oito. Jornalista comenta, com profundidade ou superficialidade, qualquer coisa que esteja no outro lado da rua ou na Península da Crimeia.

Poucos seres no mundo sabem tudo, quase sempre sem vacilações. Mas não tente questionar um jornalista. Jornalistas são corporativos, atacam e se defendem em bando, como os leões. Jornalista odeia a exposição pública de suas fraquezas.

Esta semana, defendi o ministro Guido Mantega, com todos os riscos do atrevimento, e fui atacado por todos os lados. É do jogo. Me mantive entrincheirado na essência do que escrevi e assimilei golpes duros. Tentei ser leal.

Como critiquei os racistas do Sul, que criminalizam eleitores pobres pelo resultado da eleição, fui apontado por alguns como discriminador odioso dos coitados que odeiam nordestinos. Tive que me defender da suspeita de que seria um traidor do Sul.

Dessa parte, me livrei bem, porque poucos se identificaram como antinordestinos. Mas é duro ter de argumentar que qualquer um tem o direito de exaltar, por conta e risco, os feitos do ministro previamente degolado, no meio da eleição, porque não agrada ao mercado.

E aí vem o que importa. Críticos de Mantega também têm, por mais óbvia que seja a frase, o direito de apontar seus defeitos e até de condená-lo pelo que não fez. Viva a liberdade de expressão.

Mas seria bom que as minhas, as suas, as nossas opiniões não fossem desqualificadas pela suspeita de que alguém escora tudo que pensa em orientações partidárias ou ideológicas. Opiniões não podem ser depreciadas pela alegação de que pretensas neutralidades foram rompidas para a elaboração de uma reflexão.

Repórteres que colhem informações procuram evitar que suas certezas se sobreponham às nuances da realidade observada e das vozes captadas. Mas não existem observadores neutros. O que há, como regra, é o esforço pela imparcialidade.

Quem opina, e eu tento opinar, não tem o direito das falsas neutralidades. Jornalistas e profissionais de qualquer área – do padeiro ao ministro do Supremo – não deveriam se constranger de submeter suas posições sobre questões fundamentais da humanidade ao crivo dos que com eles convivem, ou que dependem de seu trabalho.

Não há neutralidade possível quando o debate, como ocorreu na eleição, nos confronta com o ódio dissimulado. Como não há como ser neutro diante de racistas, homofóbicos e xenófobos.

Digo isso porque recebi com naturalidade as críticas dos que discordam de Mantega, pelos mais variados motivos.

Aprendi com as reações à crônica sobre o ministro da Fazenda. Me mantenho atento às discordâncias.

Ocupei boa parte do meu tempo, por dois dias, respondendo a e-mails. Me entusiasmei com a qualidade dos argumentos (e o humor) de muitos dos que discordaram ou concordaram com as virtudes e os defeitos de Mantega.


Mas digo, para encerrar minha participação nessa história, que dispenso a compreensão de quem continua a atacar nortistas e nordestinos como brasileiros de segunda classe. Desses, espero apenas um honroso desprezo pelo que escrevo.

Nenhum comentário: