sexta-feira, 17 de outubro de 2014


17 de outubro de 2014 | N° 17955
ARTIGO - MARIA CELESTE LEITZKE*

O GRANDE VILÃO: ENSINO MÉDIO OU FUNDAMENTAL?

Não há nada que me incomode mais nos debates  e nas propagandas políticas do que quando o assunto é a baixa qualidade do Ensino Médio no Brasil. Justifico:

O real problema do Ensino Médio tem origem na base da pirâmide educacional, que é o Ensino Fundamental. Os alunos estão saindo, há anos, do Ensino Fundamental sem saber ler, escrever e interpretar.

As crianças sempre foram alfabetizadas na primeira série do Ensino Básico. Quando não conseguiam, os pais eram chamados, conscientizados, e a maioria sempre concordava com a escola. Se alguns reclamavam, eram em número infinitamente menor dos que hoje reclamam que seus filhos continuam “passando” de ano, sem saberem nada, inclusive... lógico, ler e escrever.

Faço um trabalho voluntário num local em Porto Alegre que atende crianças até os 16 anos. No Dia do Voluntário, recebi inúmeras cartinhas que queriam expressar o carinho, o afeto e a gratidão que sentiam pelo meu trabalho. Pois bem, apesar de ter sido alfabetizadora por tantos anos, não consegui decifrar a maioria das coisas que queriam me dizer. Alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries...

Podem reduzir, no Ensino Médio, número de disciplinas, conteúdos, seja lá o que for, porque se os alunos continuarem entrando nessa etapa sem a fórmula, que não é mágica mas é básica para se aprender seja lá o que for, que é ser plena e devidamente alfabetizado, nada vai mudar. Podem até se formar, mas serão profissionais medíocres.

Foram criadas escolas técnicas para que os jovens consigam ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Que tipo de trabalho? Com pouca ou nenhuma instrução, quase semianalfabetos, irão passar a vida toda apertando parafusos ou empilhando tábuas... Para essa função, realmente não há necessidade de saberem ler e escrever. Mas os jovens brasileiros merecem mais do que isso!

Temos de investir muito mais em educação, mas numa educação de qualidade, e ela tem seu primeiro degrau no Ensino Fundamental.

Vejam o que não estão querendo ver... O Ensino Médio é ruim porque o Ensino Básico está péssimo!


Pedagoga, psicopedagoga - MARIA CELESTE LEITZKE

Nenhum comentário: