segunda-feira, 27 de outubro de 2014


27 de outubro de 2014 | N° 17965
J.A. PINHEIRO MACHADO

O amor, a ambição e a riqueza

Dizia Somerset Maugham, pela voz de um dos seus personagens, num texto escrito há um século: “Cheguei a uma idade em que o amor, a ambição e a riqueza se tornam insignificantes diante de um bife realmente bem grelhado”. Ao chegar mais uma vez a Lisboa, neste magnífico outono português, com a temperatura tépida e o céu azul do azul lavado pela chuva, descobri que a referência do grande escritor talvez possa ser ampliada.

Constatei que o amor, a ambição e a riqueza se tornariam ainda mais insignificantes diante da beleza absurda deste outono que reforça a eternidade da cidade. Nesse cenário, surgiu a alternativa: em vez do bife, por que não uma garoupa bem grelhada?

A descoberta pertence ao Almirante Vasco Marques, depois de aportarmos com a resignação de peregrinos num dos templos da boa mesa que aqui se escondem em vielas milenares. Não hesitamos em escolher um tinto da Bairrada, dos raros vinhos do mundo que não renunciaram ao caráter, e não tentam parecer californianos.

Aceitamos as empadinhas apimentadas, os bolinhos de bacalhau e os carapaus pequeninos e bem fritinhos: as preliminares da renúncia preconizada por Maugham. A seguir, chegaram, como uma anunciação, as postas da garoupa, fumegantes, espalhando seu aroma delicado pela sala, com as listras escuras, cicatrizes da grelha incandescente...

Lisboa, às vezes, faz duvidar que, para o bem ou para mal, chegamos ao século 21: não há muita diferença, por exemplo, do Rossio deste outono luminoso, comparando a praça espetacular com um cartão-postal do final do século 19. Retire as nuvens de chuva e os fiacres do velho cartão-postal, esqueça os fraques, cartolas e saias rodadas, e terá a mesma paisagem da semana passada, com o sol inexcedível deste outubro.

Também as garoupas grelhadas não foram corrompidas pelo tempo. Ainda existem tão honradas e tão saborosas como eram em 1872. Ou em 1972, da primeira vez que pisei na cidade. Tão saborosas continuam, em caprichosas e generosas postas, que o Almirante Vasco não se conteve: “Esta garoupa é superior a uma lagosta!”.


O “bife bem grelhado” de Somerset Maugham lhe pareceu um preço baixo. Solenemente, então, o Almirante se decidiu por uma contraproposta: “Uma garoupa bem grelhada – esta sim! – pode tornar insignificantes o amor, a ambição e a riqueza”. Como poucos acreditam nos desígnios da alma, não faltará a suspeita de embriaguez: do vinho da Bairrada ou do céu azul de Lisboa?

Nenhum comentário: