sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Jaimce Cimenti

Romance inédito de Jack Kerouac

O mar é meu irmão & outros escritos (L&PM Editores, 512 páginas, R$ 59,00, tradução de Rodrigo Breunig) apresenta o primeiro romance do autor do clássico revolucionário On the road, recentemente adaptado para o cinema com sucesso. Até hoje inédito no Brasil, O mar é meu irmão foi inspirado nos oito dias a bordo de um navio da marinha mercante norte-americana, o SS Dorchester, em 1942, quando Kerouac tinha apenas 20 anos. O manuscrito foi resgatado recentemente, depois de muitas décadas na gaveta.

A narrativa foi escrita sete anos antes de Cidade pequena, cidade grande, o primeiro romance de Kerouac publicado. A história de O mar é meu irmão trata de dois homens cujas vidas se cruzam durante uma viagem rumo à Groelândia: Bill Everhart, um acadêmico entediado que anseia por um mundo além dos livros, e Wesley Martin, um marinheiro solitário e taciturno, apaixonado pelo mar.

Na imensidão vazia do Atlântico Norte, estes dois personagens, em meio a brigas, bebedeiras, perigos e discussões filosóficas, vão descobrir uma amizade tão poderosa e profunda quanto o oceano que os cerca. Antes de se tornar um dos maiores nomes da geração beat, Jack Kerouac foi, de fato, marinheiro.

O estilo do romance é diferente da prosa espontânea kerouaquiana que o mundo veio a conhecer e celebrar. O mar é meu irmão mostra um escritor em desenvolvimento, à procura da própria voz e já enfrentando os temas que seriam, depois, centrais em sua obra: a amizade, o desejo de superar as limitações sociais e, é claro, a experiência da viagem como busca existencial.

No volume lançado, cuidadosamente editado por Dawn M. Ward, especialista em geração beat, além do romance perdido e inédito, estão textos e desenhos da juventude do próprio Kerouac, além de cartas e poemas trocados com Sebastian Sampas (1922-1944), seu grande amigo de infância e adolescência.


Como se vê, os leitores brasileiros agora dispõem de uma obra fundamental para compreender um dos mais originais ícones da cultura norte-americana, em que está o testemunho de um escritor ainda em formação, mas já mostrando a vibração e a intensidade que caracterizaram obras como Os vagabundos iluminados; Big Sur; Visões de Cody e Os subterrâneos, todas já publicadas pela L&PM Editores.

Nenhum comentário: