quinta-feira, 16 de outubro de 2014


16 de outubro de 2014 | N° 17954
PAULO SANT’ANA

Empreiteiras investigadas

Pela primeira vez, as principais empreiteiras do Brasil estão sendo chamadas a esclarecer negócios com a administração pública.

São elas Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, OAS, Mendes Júnior, Queiroz Galvão e Engevix.

Elas estão sendo convidadas pelo Ministério Público Federal a ter penas abrandadas por terem pago propina a dirigentes da Petrobras, no escândalo já exposto por um ex-dirigente da refinaria, Paulo Roberto Costa, e pelo doleiro Alberto Youssef, que denunciaram, mediante a promessa de deleção premiada, o esquema das propinas pagas em troca de favores junto à estatal.

Chama atenção na relação das empresas que serão convocadas à delação premiada a presença da OAS e da Andrade Gutierrez, justamente as empreiteiras que construíram ou fizeram reparos na Arena e no Beira-Rio.

É inusitado que as empreiteiras sejam chamadas à delação premiada.

Aqui no Brasil, é costume ancestral que sejam chamados à responsabilidade penal, no caso de propina, apenas os que recebem as vantagens pecuniárias e nunca sejam responsabilizados penalmente os que pagam a propina.

Pois agora não, os que pagam a propina estão sendo chamados à Justiça como penalmente responsáveis.

O Ministério Público Federal quer que as empreiteiras assinem termos de ajustamento de conduta (TAC) e assumam compromisso de adotar medidas de governança corporativa, com regras de conduta e fiscalização que evitem corrupção nos negócios com o setor público.

Ainda na fase de inquérito da Polícia Federal, algumas das empresas citadas mostraram disposição para colaborar com as investigações.

Também estão sendo investigadas empresas como Toyo Setal e Iesa, fornecedoras de plataformas cujo contrato com a Petrobras não foi cumprido. Mais ainda a Jaraguá Equipamentos Industriais, empresa que teve mais de 800 pedidos de falência solicitados por seus credores e está em recuperação judicial.


Além de atuar para a Petrobras, a Jaraguá tinha também contratos com a BR Distribuidora.

Nenhum comentário: