quarta-feira, 8 de outubro de 2014


8 de outubro de 2014 | N° 17946
ARTIGO

MUITO MAIS DO QUE UM SEGUNDO TURNO

Mais uma vez, PT e PSDB vão duelar nas majoritárias presidenciais; tal bipolaridade partidária vem sendo a tônica, em nível federal, da recente história política brasileira. Todavia, a sugerida bipolaridade é, em muitos pontos, linear e unidirecional. Sem cortinas, ambos os partidos são de esquerda: o PT segue, em métodos e teoria, a velha escola do socialismo marxista, enquanto o PSDB adota os tradicionais caminhos da social-democracia europeia.

A principal diferença reside no campo econômico e institucional: o PT adota o dirigismo estatal e o aparelhamento partidário da máquina pública; já o PSDB defende um liberalismo de viés social, pautado por critérios de meritocracia e busca de eficiência na função pública.

Estabelecidas as peças do tabuleiro eleitoral, é preciso ir além dos partidos e olhar o horizonte da nação. Objetivamente, não estamos diante de um segundo turno puro e simples; o que está em jogo é o futuro político do Brasil e dos milhões de cidadãos brasileiros. Após longas décadas de luta contra a inflação, nosso país encontrou a estabilidade no Plano Real.

Com a economia estabilizada, conseguimos investir com maior monta no mercado interno, passar confiança ao investidor estrangeiro e criar uma série de planos sociais de combate à pobreza. O fato é que, desde a criação do real, em 1994, o Brasil mudou para melhor e é exatamente isso que deve ser preservado.

Se avançamos em áreas econômicas e sociais, o mesmo não pode ser dito quanto à qualidade da política e de suas instituições. Infelizmente, nossos partidos e homens públicos perderam credibilidade. O aviltamento dos costumes e a banalização desenfreada da corrupção agrediram a crença democrática, enfraquecendo a esperança de dias melhores.

Ora, as pessoas não esperam milagres da política, mas querem encontrar alguém para acreditar; alguém que lhes fale com honestidade e lisura de caráter; alguém que fuja das prontas fórmulas de marketing e que tenha a autenticidade de olhar nos olhos, falar a verdade e nos conduzir, com decência e honradez, a um futuro mais digno.

O Brasil está numa encruzilhada. É hora de tomarmos o caminho adequado. As opções são duas: ficar ou mudar. Para responder bem, pergunte-se: nosso país está bom assim como está?


Advogado - SEBASTIÃO VENTURA PEREIRA DA PAIXÃO JR.

Nenhum comentário: