quinta-feira, 16 de outubro de 2014


16 de outubro de 2014 | N° 17954
LUCIANO ALABARSE

ELIS, A INESQUECÍVEL AAAAAA

Elis, A Musical foi um acontecimento. Produção impecável, protagonista extraordinária (Laila Garin). Aplausos eletrizantes e merecidos. Porto Alegre mostrou um gigantesco amor por Elis, e isto não tem preço. A abordagem sobre sua participação nas Olimpíadas do Exército foi certeira. Convocada (!) a cantar para os militares, em plena ditadura, a Pimentinha soltou a voz em Não Tenha Medo, canção de um Caetano exilado, gravada no disco Em Pleno Verão. Henfil, como boa parte da esquerda brasileira, a crucificou.

Depois tiveram de dar o braço a torcer. Cantando para milhares de milicos o refrão “Não tenha medo não/nada é pior do que tudo”, a Baixinha arrebentou. A perspectiva histórica do episódio só reforça minha vontade de ser independente em relação aos nossos eternos talibãs de plantão.

Chorei o espetáculo inteiro. Lembrei de Falso Brilhante, o melhor show a que já assisti na vida. Lembrei que odiei Transversal do Tempo, seu show seguinte. Elis vestida de Virgem Maria cantando Romaria, debochando de Caetano (a quem depois pediu desculpas), músicos vestidos de operários. “Para quê?”, como diria o Carlos Villalba. No quesito das lutas democráticas, fez muito mais pelo Brasil cantando O Bêbado e a Equilibrista, com uma flor no cabelo e sua voz impecável. Lembrei sua morte inesperada, eu e meus amigos pichando os muros da cidade com o slogan “Elis Vive”. Na parede da memória, essa lembrança é o quadro que dói mais.


Como a Cora faz com o Comendador, colecionei em cadernos matérias e revistas que falavam dela. Defendi Elis. Briguei por Elis. Aplaudi Elis. Vi todos os seus shows, comprei todos os seus discos, acompanhei toda sua carreira. Uma vez, num almoço no Clube do Comércio, discutimos às gargalhadas por causa de Roberto Carlos. Nem ela podia mexer com Roberto na minha frente. Ela entendeu. Uma coisa é indiscutível: Elis Regina ainda é a maior cantora brasileira de todos os tempos. E canta cada vez melhor.

Nenhum comentário: