quarta-feira, 1 de outubro de 2014


01 de outubro de 2014 | N° 17939
ARTIGO -  DERCY FURTADO*

NUNCA É TARDE PARA AMAR

No dia 22 de setembro completei 87 anos. Era uma segunda-feira. Na quinta anterior, eu havia saído do hospital depois de ter feito uma cirurgia cardíaca grave. Após vários desmaios, meus médicos decidiram trocar a válvula da minha aorta. Entrei na sala de cirurgia sem saber se iria sair. Já tive câncer de intestino. Fui colostomizada por quatro anos. Consegui fazer a reversão e muitos anos já se passaram depois do câncer.

Para alguém que, como eu, foi deputada e teve uma vida intensa na política, a parte mais difícil de enfrentar problemas de saúde é ter que ficar por alguns períodos quieta, longe dos amigos. Sou muito ativa e adoro me comunicar. A cama de um hospital para mim é mais torturante do que uma injeção. Como tenho muita fé, sempre coloquei minha vida nas mãos de Deus e até hoje ele me mantém aqui.

Dessa última vez, no entanto, achei que tinha chegado minha hora. Mas não. Então comecei a refletir sobre o que me faz resistir tanto. Em primeiro lugar, há muito tempo comecei a fazer ginástica.

Duas vezes por semana, recebo sagradamente minha professora em minha casa para me exercitar. Não vejo a hora de poder voltar às aulas. Em segundo lugar, sempre gostei de ler. Estou sempre acompanhada de mais de um livro e não deixo de ler dois jornais por dia e várias revistas por semana.

Além disso, nunca fumei nem bebi. Tenho horror à bebida. Perdi muito cedo para o álcool algumas pessoas que eu amava muito. Nem preciso dizer que nem cheguei perto de drogas. Também me alimento e durmo bem. Mas o mais importante de tudo: como disse, sempre tive fé em Deus e sempre amei muito meus amigos e minha família. Na hora em que estamos frágeis, com dor e quase sem esperanças, a dedicação e o amor dos filhos e de toda a família não têm preço. A família é o que temos de mais valioso, por isso a importância de sempre cuidarmos dela.

Agradeço a todos que rezaram por mim e que desejaram que eu me recuperasse. Dia 1º de outubro é o Dia do Idoso. Talvez você seja ainda bem jovem, mas um dia será idoso como eu. A escolha de como será o seu futuro é sua. Mas nunca esqueça: o futuro começa no presente e nunca é tarde para começar.

Historiadora, ex-deputada estadual


DERCY FURTADO

Nenhum comentário: