segunda-feira, 4 de agosto de 2014


04 de agosto de 2014 | N° 17880
ARTIGOS - PAULO BROSSARD*

FATOS, APENAS ALGUNS FATOS

Foi lamentável o pronunciamento da chancelaria de Israel acerca da atual conduta do nosso país no plano internacional. Isto posto, imperioso é salientar que o velho Ministério de Estrangeiros, desde a República denominado Ministério das Relações Exteriores, ultimamente tem se amesquinhado. Dir-se-ia que a senhora presidente da República não morre de amores por ele. Contudo, seu declínio é inegável.

Já não falo dos tempos do Barão, de Oswaldo Aranha, Raul Fernandes, João Neves..., que em momentos difíceis fizeram com que o solar da Rua Larga continuasse a enriquecer o acervo diplomático do país. Basta dizer que o vocábulo Itamaraty se tornara sinônimo da política externa do Brasil. Em verdade, as reiteradas ações e omissões não podem ser menosprezadas.

A título de exemplo, vão mencionadas algumas:

1) autoridades brasileiras, aliás, contrariando manifestações de servidores legalmente qualificados para opinar a respeito, abrigaram terrorista condenado pela justiça de seu país, Battisti; 2) o Brasil expulsou dois boxeadores cubanos, que aqui participavam de uma competição esportiva e queriam aqui homiziar-se para não voltar à ilha sovietizada, despachando-os em avião venezuelano; 3) a Bolívia invadiu instalações da Petrobras, legal e publicamente instalada, como era óbvio, e o Itamaraty não viu nem notou o frontal agravo à nação;

4) o governo namorava abertamente com o Irã no que tange aos seus planos nucleares, cujas implicações podem ser de consequências mundiais; 5) o governo tornou-se parceiro da mais antiga ditadura da América, firmou contratos secretos com Cuba e Angola, e a senhora presidente cantarolava no Porto de Mariel, financiado pelo Brasil, proclamando que seu ideal era a união entre os dois países;

6) o Itamaraty estimulou a introdução da Venezuela no Mercosul, quando é condição para ingresso o Regime Democrático; 7) o Brasil silenciou quanto às violações dos Direitos Humanos na Venezuela e, ao contrário, tem se acasalado com aquele país; 8) o Brasil tem dois supostos ministros de Relações Exteriores, um que é conselheiro da senhora presidente, como se os ministros não fossem conselheiros natos, por expressa disposição constitucional, o outro ocupa o belo edifício que abre uma das fileiras de ministérios; 9) o comportamento do Brasil em relação ao asilado boliviano na embaixada em La Paz, numa espécie de prisão.

Os estilos do Itamaraty desde muito eram outros e bem melhores.



*JURISTA, MINISTRO APOSENTADO DO STF

Nenhum comentário: