segunda-feira, 4 de agosto de 2014


04 de agosto de 2014 | N° 17880
PAULO SANT’ANA

Os 10 Mandamentos

Eu me sinto envergonhado de não ter procurado saber da história de Moisés, o líder hebreu que levou de volta para Israel os escravos judeus que viviam cativos no Egito. Por acaso, anteontem dei de cara com o filme Os Dez Mandamentos. Passei a madrugada inteira vendo a película, quase quatro horas de duração!

Moisés foi interpretado por Charlton Heston, creio que na mais estupenda atuação dele como ator.

Mas o que eu queria dizer é sobre a minha ignorância: fui saber só no filme que Moisés, depois de ter levado a efeito a fuga dos hebreus do Egito, conseguindo de Deus o milagre de o oceano ter-se aberto para a passagem dos judeus na fuga, ainda liderou seu povo por mais 40 anos no deserto. Eis que não o achou merecedor de desfrutar ainda a Terra Prometida, determinou que seu povo ficasse de castigo por mais quatro décadas, sofrendo no deserto, antes de restabelecer-se finalmente na sua terra. Deve vir daí a palavra quarentena.

Fiquei sabendo no filme que a esposa do faraó Ramsés era apaixonada por Moisés.

Fiquei sabendo no filme que os hebreus duvidaram de Moisés quase uma dezena de vezes, negando-lhe a fé de que ele era procurador incansável. E Moisés insistia em, mesmo assim, salvar seu povo.

Fiquei sabendo no filme que o faraó, apesar dos milagres estupendos que Moisés presidia, não acreditou neles nunca. Somente no fim da história, o faraó creu no Deus de Moisés.

Fiquei sabendo só no filme que Moisés, para levar à frente seus desígnios, providenciou junto a Deus para que fossem mortos todos os primogênitos egípcios, o que veio a acontecer, matando por doença até mesmo o primogênito do faraó.

Fiquei acreditando mais ainda em Deus depois que vi o filme. Não é novidade: no início de sua vida, até Moisés não acreditava em Deus. Foi preciso que Deus se mostrasse a ele através de uma chama gigantesca.

Eu sabia antes do filme que o Mar Vermelho havia sido aberto por Deus para que passassem por ele os hebreus liderados por Moisés.

Mas eu não sabia e fiquei sabendo no filme que, logo após terem os hebreus transposto o Mar Vermelho, todas as tropas do faraó que perseguiam os hebreus foram afogadas por Deus, que mandou que o mar se fechasse quando os hebreus já estavam salvos da perseguição então intentada.

Um filme espetacular, talvez o maior de todos os filmes.

E notem que Moisés antecedeu a Cristo em milênios.

E é bom lembrar que o centro desse filme deu-se num lugar onde hoje é a Palestina, que pela undécima vez está guerreando com Israel.


Não adianta, os homens não se emendam nunca.

Nenhum comentário: