sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Jaime cimenti

Resgatando a história da Medicina

Encontros com a História da Medicina é organizado por Maria Helena Itaqui Lopes, Luiz Gustavo Guilhermano e Leonor Carolina Baptista Schwartsmann e traz uma grande coletânea de textos referentes aos relatos da II Jornada Gaúcha de História da Medicina, realizado em Porto Alegre de 20 a 22 de outubro de 2010.  O volume traz trabalhos dos organizadores e de dezenas de especialistas. A edição é comemorativa ao centenário de nascimento do eminente médico e professor Rubens Maciel, catedrático de Clínica Propedêutica Médica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nascido em 1913.

O prefácio é de autoria do Dr. Carlos A.M. Gottschall, presidente de honra da Associação Gaúcha de História da Medicina e titular das Academias Sul-Riograndense e Nacional de Medicina. Discípulo de Rubens Maciel, Gottschall escreveu que ninguém melhor que Maciel para ser lembrado num centenário que engrandece e eterniza a nossa história médica.

Na apresentação da obra, os organizadores escrevem que foram muitos os autores, professores, orientadores, médicos, historiadores e alunos que se interessaram pelo tema e que o título do livro foi pensado justamente no resgate de momentos prazerosos de convivência em torno da história da Medicina. A primeira parte do volume traz palestras sobre corpo, doenças e epidemias, médicos alemães, húngaros e austríacos no RS, Pedro Nava, a maior descoberta médica e outros tópicos.

A segunda parte apresenta os trabalhos com temas livres concorrentes à segunda edição do Prêmio Professor Rubens Maciel. Válvulas de hidrocefalia, Hospital Sanatório Partenon, banhos medicinais nas praias gaúchas, a trajetória do Papanicolaou, influência da psiquiatra Nise da Silveira, Rita Lobato, a primeira médica do Brasil, médicos italianos no RS, práticas populares de cura na Porto Alegre oitocentista e médicos e políticas para a saúde pública no Rio Grande do Sul do final dos anos 1920 e muitos outros tópicos são enfocados.

 Na terceira parte da obra, estão reflexões históricas sobre vestibular, sistemas médicos e um belo ensaio sobre Pierre-Charles Alexandre Louis, o médico francês que ensinou a Medicina a aprender com os números e que abriu caminho para a construção da moderna Medicina, baseada em evidências.


Enfim, todos os que apreciam e valorizam o tema certamente vão enriquecer seus conhecimentos e buscar inspiração para novas visões e trabalhos sobre um tema tão apaixonante.  Luminara Casa Editorial, 384 páginas, telefone (51) 3335-3008.

Nenhum comentário: