quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025


05 de Fevereiro de 2025
INFORME ESPECIAL - Rodrigo Lopes

Ninguém aguenta o gosto ruim da água na Capital

Estabeleceu-se um debate, no programa Gaúcha Atualidade de ontem, na Rádio Gaúcha, se o tererê seria uma opção ao chimarrão neste calorão todo de fevereiro. Também debatíamos se está valendo caipirinha com diferentes frutas (a chamada caipiroska, com abacaxi, morango e outras) ou só a raiz, com limão e gelo.

No meio do bate-papo com Andressa Xavier e Giane Guerra, recebi uma mensagem pelo WhatsApp da Gaúcha de um ouvinte reclamando do gosto da água na zona norte da Capital. Aquilo interrompeu meu raciocínio, que, até então, se ocupava de pensar no chimarrão ou tererê e na "caipa" com limão ou morango.

O ouvinte, que, infelizmente, não havia se identificado, matou a charada, talvez até sem se dar conta: não há caipirinha que preste sem gelo. E gelo se faz com... água.

De fato, mais uma vez, boa parte dos porto-alegrenses enfrenta o problema do gosto de terra e cheiro ruim da água que sai das torneiras. Recebemos relatos de Teresópolis, Menino Deus, Petrópolis e, agora, da Zona Norte.

Em meu bairro, o Jardim Botânico, ontem, nem sequer consegui beber o café que havia feito antes de sair. Imagine cozinhar.

O Dmae atribui o gosto e cheiro à redução do nível do manancial do Guaíba, o que costuma ocorrer no verão, período com menos chuva. Ao colega Guilherme Gonçalves, de Zero Hora, o departamento garantiu que toda água fornecida é adequada ao consumo humano e que são realizadas 2,4 mil análises diárias nos pontos de captação, tratamento e distribuição.

Porto Alegre está assim: quando tem muita água, alaga. Quando tem pouca, seu gosto é ruim. Nem depois de um bom gole de caipirinha dá para aguentar. _

Leite é convidado a visitar a Ucrânia em meio a guerra

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, esteve, nos últimos três dias, no Rio Grande do Sul.

Durante encontro no Palácio Piratini, ele convidou o governador Eduardo Leite para visitar o país, que está em guerra com a Rússia desde 2022.

À coluna, o embaixador contou suas percepções sobre o Estado. Disse que o RS é "quente e úmido". Sobre o convite feito a Leite, Melnyk afirmou que ficou na expectativa sobre uma resposta positiva por parte do governador.

- Ele não prometeu, claro, porque não estava preparado, mas espero que continuemos conversando com sua equipe e que talvez ele decida ir à Ucrânia com algum projeto - disse.

Segundo o embaixador, a visita poderia servir de exemplo ao governo federal de como pode se dar a aproximação com o governo ucraniano, mesmo com a guerra.

Além de Porto Alegre, o embaixador esteve em Canoas, onde visitou uma comunidade ucraniana com 60 famílias. _

"Brasil dos brasileiros"

Após ministros parlamentares da base do governo, o presidente Lula também entrou na onda e apareceu utilizando o boné com o dizer "O Brasil é dos brasileiros". O adereço, de acordo com o ministro das Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, serve para se contrapor ao acessório utilizado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que usa o lema "Make America Great Again" ("Faça a América grande novamente"). _

A tática de Donald Trump de ameaçar impor tarifas a produtos estrangeiros e, depois, recuar, como fez com México e Canadá, pode até funcionar por um tempo. Mas tem prazo de validade, se usada sem moderação.

Celulares nas escolas

A poucas semanas do início do ano letivo de 2025, as secretarias de Educação do Estado e do município de Porto Alegre trabalham para publicar, nos próximos dias, portarias que irão regular a utilização de celulares em sala de aula. Em Porto Alegre, as aulas serão iniciadas em 17 de fevereiro.

Em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) da Capital, o órgão afirmou à coluna que já há legislação na cidade que proíbe o uso de celulares em escolas, contudo, nesta semana deverá publicar documento reforçando a medida e se adequando à nova lei federal.

Na rede estadual, aulas começam na próxima segunda-feira. A Seduc informou que há colégios que já proíbem o uso, em consenso com suas equipes e a comunidade escolar. Também disse que a portaria será publicada nos próximos dias. O texto está sendo construído com o respaldo de especialistas. _

Conferência de Meio Ambiente

Diante do levantamento do Instituto Internacional Arayara, que apontou que apenas 7,4% das prefeituras gaúchas participaram da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (37 do total de 497), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema) refuta os dados. Informa que, na contabilização do governo, 182 municípios já realizaram ou confirmaram que vão realizar as conferências.

No levantamento do Estado, que inclui, além das conferências municipais, as intermunicipais, ou seja, eventos que contaram com mais de uma prefeitura, 92 cidades concluíram eventos, enquanto outras 90 formalizaram participação e estão no processo final de envio das propostas de políticas públicas. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: