sexta-feira, 19 de agosto de 2022


19 DE AGOSTO DE 2022
ARTIGOS

UNIDOS PELA EDUCAÇÃO

Não é novidade que estamos, a cada dia, mais conectados e interligados por meio das novas tecnologias. Da mesma forma, é consenso que informações e dados sobre as mais variadas disciplinas nunca estiveram tão acessíveis como depois da popularização da internet. Precisamos avançar em descobrir como essa proximidade e essa fonte inesgotável de pesquisa podem ser convertidas em múltiplas formas de saber, tomando por base os conhecimentos construídos e voltados para a solução de problemas sob o formato de respostas que beneficiem a sociedade.

Uma das relevantes contribuições do filósofo francês Pierre Lévy é a ideia de que a cibercultura colocou o ser humano diante de um mar de conhecimentos. Diante dessa imensidão de elementos, que se torna mais complexa com o avanço da ciência, é preciso aprender a selecionar as informações para organizá-las, o que garante segurança e confiabilidade na troca e no compartilhamento de ideias. Desse modo, torna-se possível a criação de uma inteligência coletiva embasada em uma cultura comprometida com o desenvolvimento ético-intelectual.

A partir, então, do conceito de que diferentes pessoas colocam o seu potencial a serviço umas das outras, trabalhando juntas, é que podemos repensar a educação, associando-a a um modelo de formação comprometido com parâmetros desejáveis de cidadania. Com esse propósito, cinco instituições de ensino uniram-se em uma ação pioneira que transcende seus espaços e, nos dias 24 e 27 deste mês, estarão juntas no evento Inteligência Coletiva, com debates e trocas de vivências.

Os encontros pretendem suscitar, nas escolas e na própria cidade, a consciência de valorização e reconhecimento dos profissionais que atuam no dia a dia da educação. A voz dos alunos também estará presente nesse movimento de qualificação do ensino, enriquecendo a experiência dos professores, ao compartilharem diferentes visões e novas perspectivas.

O desafio de tornar Porto Alegre uma cidade educadora foi lançado pelo Pacto Alegre e apoiado por uma série de instituições que entendem a educação como a base para uma sociedade mais justa. Trata-se de um caminho incontornável, projetado para que todos possam desenvolver seus potenciais e conquistar oportunidades. 

Nenhum comentário: