quinta-feira, 25 de agosto de 2022


Acelerando negócios tradicionais

Para ajudar a impulsionar ideias e a fortalecer novos empreendimentos, PUCRS e Sebrae RS estão lançando a certificação Acelerando Negócios Tradicionais. A iniciativa envolve um curso com aulas teóricas e práticas, usando ferramentas de gestão. Todos os encontros serão à noite, entre setembro e outubro, em dois dos principais polos de inovação do Estado: o Tecnopuc e o Instituto Caldeira, na Capital. Há apenas 30 vagas na modalidade presencial, e as inscrições estão abertas até o dia 16 no site educon.pucrs.br. Para participar, é necessário ter uma ideia de negócio a ser desenvolvida ao longo da qualificação.

Uma aposta na "facilitação digital"

Em geral usados para divulgar informações públicas, notícias e serviços, os portais virtuais das prefeituras podem ser mais do que um espaço destinado apenas a cumprir a legislação. Muitas gestões municipais - como a de Bento Gonçalves, na Serra - já se deram conta disso. E quem ganha é a população.

Em Bento, o site da administração é usado para agilizar a entrega de exames de saúde, fazer a ponte entre empresas e pessoas em busca de trabalho e divulgar de forma gratuita pequenos negócios locais.

É o caso, por exemplo, do programa Feito por elas, que busca dar visibilidade a empreendimentos liderados por mulheres da cidade. Lançado em meados de julho, o projeto tem 48 empresárias cadastradas. Além da vitrine no portal, elas recebem orientações para a formalização e a profissionalização das iniciativas.

Outras duas plataformas criadas este ano são o Balcão Digital do Primeiro Emprego, que conecta jovens aprendizes a potenciais empregadores, e o Balcão de Oportunidades, que facilita a busca por vagas. Ambos exibem as ofertas disponíveis e contam com formulários para preenchimento.

O Balcão Digital recebeu, até agora, 130 currículos e viabilizou a contratação de 30 jovens (todos matriculados na rede pública de ensino). Quanto ao Balcão de Oportunidades, foram registrados 343 cadastros, com 42 efetivações de emprego.

É pouco, se comparado ao tamanho do município, e o formato usado é bem básico, quase rudimentar. Ainda assim, a ideia tem potencial para ser replicada e aprimorada.

- São ações simples, feitas pelo nosso pessoal mesmo, sem custo extra para a prefeitura, mas com um belo efeito. Quanto mais a gente conseguir usar a tecnologia, melhor - diz o prefeito Diogo Siqueira (na foto acima).

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: