Coração de Dom Pedro I deve chegar hoje ao Brasil
O Brasil receberá, em meio às comemorações de 200 anos da Independência, o coração de Dom Pedro I, seu primeiro imperador. A chegada está prevista para hoje.
- O coração do imperador será recebido com todas as honras de Estado, seguindo o mesmo ritual dispensado durante as visitas de chefes de outros países. Ele será tratado como se D. Pedro I estivesse vivo entre nós - disse o chefe do cerimonial do Itamaraty, ministro Alan Coelho de Séllos.
As solenidades terão início amanhã e incluem cerimônia de chegada ao Palácio do Planalto, com direito à subida na rampa em meio a honrarias militares, inclusive a participação dos Dragões da Independência e a apresentação de hinos. Após a cerimônia no Planalto, o coração do imperador volta para o Itamaraty, onde ficará exposto inicialmente a autoridades e convidados do corpo diplomático, na Sala Santiago Dantas, climatizada para servir de exposição e cripta. Entre os convidados estão integrantes da família imperial. Para quarta-feira, está programada visita especial da imprensa ao local.
- Nos dias seguintes, será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal. Nos fins de semana, a visitação será aberta ao público, em geral turistas que costumam visitar o palácio - disse Séllos.
No dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de outros chefes de Estado convidados. O retorno a Portugal está previsto para 8 de setembro, chegando no dia 9 à cidade do Porto.
É a primeira vez que o coração de D. Pedro I volta ao Brasil desde a morte do monarca, em 1834. Os restos mortais de D. Pedro I, exceto o coração, foram transferidos para São Paulo e sepultados no Monumento à Independência, no Ipiranga, zona sul, em 1972. Segundo Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, o coração permaneceu na cidade a pedido do próprio monarca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário