segunda-feira, 29 de agosto de 2022


29 DE AGOSTO DE 2022
OPINIÃO DA RBS

CONSCIÊNCIA PARA O VOTO

O melhor voto é o voto consciente. Os gaúchos acompanharam nos últimos dias o início da campanha eleitoral, com os candidatos ao Palácio Piratini se apresentando e mostrando as suas propostas para governar o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos. Na busca por subsidiar os cidadãos para as suas escolhas, veículos da RBS começaram a divulgar, na sexta-feira, a série Vida Real.

Os conteúdos podem ser conferidos em Zero Hora, GZH e no programa Atualidade, na Rádio Gaúcha. A série consiste, basicamente, em expor a posição dos concorrentes de partidos com representação no Congresso acerca de temas concretos que impactam o dia a dia da população ou são controversos e atuais. O material será publicado ou irá ao ar sempre às sextas-feiras, até o final do primeiro turno.

Para sufragar um candidato de maneira consciente, o eleitor precisa estar bem informado. Isso só é factível se conhecer minimamente a opinião dos postulantes sobre os mais variados assuntos. Com este panorama amplo, é possível compreender melhor o conjunto de ideias dos concorrentes ao governo gaúcho e decidir de maneira consistente, com menores chances de decepções e surpresas negativas. As escolhas materializadas nas urnas, afinal, têm consequências.

O primeiro tema apresentado na sexta-feira foi sobre os planos de concessão de rodovias estaduais, um assunto sempre polêmico no Rio Grande do Sul. O Estado tem em curso uma proposta de passar à administração privada a gestão de mais de 1,1 mil quilômetros de estradas por 30 anos. Como é um prazo longo, requer um modelo bem pensado. Infraestrutura é uma matéria que influencia a economia e diz respeito à segurança de quem trafega pelas vias gaúchas. Assim, é essencial saber quem está de acordo com os preceitos atuais, quem vê a necessidade de ajustes nos editais e identificar quem pretende rever os termos. Há ainda a necessidade de debater a questão devido à decisão do Piratini de adiar o leilão do bloco 2, que estava marcado para o dia 2 de setembro.

A série Vida Real vai ainda abordar tópicos como a possibilidade de privatização do Banrisul, a desestatização da Corsan, a distribuição de recursos a hospitais, o fechamento de escolas em localidades com queda na quantidade de alunos e o regime de recuperação fiscal (RRF), entre outros. A iniciativa está alinhada às diretrizes da cobertura eleitoral do Grupo RBS, voltada a melhor informar a população gaúcha e focar principalmente em temas relacionados ao cotidiano da população, nos principais problemas do Estado e nas propostas para solucioná-los, dando especial atenção à exequibilidade das ideias. É uma colaboração para robustecer a democracia e a consciência cidadã, a partir de informações precisas e organizadas que permitam a comparação, ajudando no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 

Nenhum comentário: