sexta-feira, 31 de março de 2023

 

As novas tecnologias têm transformado o cotidiano das pessoas, e o setor de seguros não ficou para trás. A inteligência artificial (IA), por exemplo, é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas seguradoras para otimizar processos internos e melhorar a experiência do cliente, especialmente no seguro automóvel. Dentre as ferramentas disponíveis no mercado, destaca-se o ChatGPT, que tem sido muito explorado pelos Corretores de Seguros.

Várias companhias do setor de seguros já adotaram a IA para melhorar seus processos e serviços. A Bradesco Seguros, por exemplo, anunciou recentemente que passou a utilizar IA no atendimento a todo o país, com o suporte de uma base de dados estruturada para auxiliar na detecção de perda total de automóveis. A Icatu criou o Data Lake em 2020, um repositório centralizado utilizado na modernização da arquitetura de dados para a nuvem, e adotou o Microsoft Azure para endereçar seus desafios.

A MAPFRE, em parceria com a Tractable, usa a IA para ajudar os clientes a terem seus carros reparados de forma mais eficiente, reduzindo o tempo total de conclusão de sinistros. Já a Tokio Marine utiliza o modelo de IA na avaliação e orçamentação de sinistros no seguro de automóveis, o que otimiza a análise dos danos no veículo sem necessidade de vistoria presencial, além de reduzir o tempo necessário para a liberação de reparos. Na Zurich, a vistoria digital no seguro automóvel também conta com a IA para agilizar o atendimento ao cliente.

A evolução da tecnologia permite que novas possibilidades surjam para aprimorar ainda mais a eficiência, a jornada dos corretores e a experiência do cliente. A IA é uma ferramenta importante para as seguradoras que buscam se manter competitivas em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico.

Os Corretores de Seguros também têm usufruído da IA, mais precisamente do ChatGPT. Em entrevista ao CQCS, alguns profissionais revelaram como o recurso agrega no cotidiano e pode ajudar na prospecção de clientes. Segundo Leonardo Foltran, da Bom Retiro Seguros, a IA tem sido uma grande aliada no gerenciamento de tempo, um dos grandes desafios da profissão.

 “Muitas vezes, é necessário exercer várias funções em um determinado momento e ainda assim atender os clientes da melhor forma possível. A IA tem auxiliado nesse processo”, destacou.

Apesar de ser uma ferramenta em desenvolvimento, o ChatGPT tem muito a entregar para os corretores. “Nós já obtivemos alguns resultados nas campanhas de consórcios, por exemplo. Consegui atrair três negócios. Acredito que toda ferramenta se usada na maneira corretora, chega para agregar”, completou o corretor.

Ithalo Gouvea, da Racsel Corretora, disse que usa a IA para criação de textos que são usados em speechs comerciais, apresentação das propostas de seguros aos clientes, criação de e-mails mais objetivos e na criação de textos e conteúdos que utiliza nas redes sociais.

Desde que começou a utilizar, Ithalo notou que a interação do público nas redes sociais aumentou consideravelmente. “Ainda não tenho precisão quanto aos números, mas ontem fui surpreendido com um elogio de um cliente em relação a minha abordagem e apresentação, na sequência concluímos com o fechamento da proposta”, acrescentou o Corretor, que disse não querer mais trabalhar sem a companhia do ChatGPT.

Assim como Leonardo e Ithalo, Allan Kozuma, da Forthe Corretora de Seguros, sentiu uma mudança positiva e teve seu tempo otimizado com a ferramenta. Ele usa para criação de fichas técnicas, textos e outras rotinas do dia a dia. “Direciona e simplifica diversos processos”, pontuou.

O profissional acredita que vai ser um grande diferencial no mercado, assim como Analice Silveira, da Terra Fértil Corretora de Seguros, que apesar de não ter mensurado nenhum resultado a curto prazo, tem gostado da performance da IA. “Aconselho todos os profissionais a explorarem essa novidade. Cada dia que utilizo descubro mais funcionalidades e vejo que pode sim agregar muito no dia a dia das nossas atividades. É facilidade para nós dar mais ferramentas assertivas para o dia a dia”, aconselhou. 

“É uma ferramenta incrível que chegou para auxiliar no processo de vendas”, revelou Alberto Eduardo, da New Seg Corretora.

De acordo com informações do próprio ChatGPT, a ferramenta pode ajudar o corretor nas vendas de diversas maneiras, permitindo que ele ofereça um atendimento mais ágil, personalizado e eficiente aos seus segurados. Dentre as dicas, estão: oferecer informações sobre os produtos de seguros e responder a perguntas frequentes, identificar as necessidades e personalizar a experiência dos clientes, realizar cotações de seguros e fornecer respostas rápidas, além de fornecer suporte pós-venda.

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