segunda-feira, 13 de março de 2023


Alta do leite chegou antes e com força neste ano Inspirado em pelúcias

A alta do preço do leite chegou antes neste ano. Pela pesquisa de inflação do IBGE, o aumento do tipo longa vida atingiu 12,62% na Região Metropolitana em fevereiro, enquanto a inflação do mês foi de 0,75%. Na pesquisa da cesta básica de Porto Alegre, feita pelo Dieese, foi o item que mais subiu entre os 13 do levantamento.

Tradicionalmente, ele sobe por volta de maio conforme se aproxima a entressafra, quando o frio afeta as pastagens e reduz produção. Ou seja, a antecipação do reajuste foi grande neste ano. Para o consumidor, o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (Iepe), da UFRGS, calculou uma média para o leite longa vida de R$ 4,46 no mês passado.

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura da USP (Cepea/Esalq-USP) já havia alertado para a alta atípica na largada do ano, com valor 17,6% maior do que no ano passado nas bacias leiteiras, já descontada a inflação. O litro ficou em R$ 2,66, recorde para o levantamento iniciado em 2004.

"Historicamente, o começo do ano é marcado por baixas nas cotações, tendo em vista o aumento sazonal da produção. Contudo, neste início de 2023, verifica-se justamente o oposto: limitação da produção, em consequência do clima adverso, resultado do fenômeno La Niña.", detalha o Cepea, que acrescenta a alta dos preços dos insumos, principalmente ração.

Nesta toada, o consumidor pode ter mais sobressaltos nos próximos meses. No ano passado, também com estiagem, o litro chegou a R$ 8. Em aplicativos que reúnem supermercados para venda online, é possível encontrar agora o litro do leite de caixinha a partir de R$ 3,59, mas também já há lugares com preços acima dos R$ 6.

Marca criada em Gramado, com lojas onde o cliente cria seus bichinhos de pelúcia, a Criamigos construirá um hotel temático e um centro de entretenimento de R$ 100 milhões em Gramado.

A obra será em três fases - a primeira tem inauguração prevista para 2024. As sócias Natiele Krassmann e Veronicah Sella projetam capacidade para 1,2 mil visitantes. O aporte terá recursos das empresárias e de investidores externos. A Criamigos tem 66 lojas em 18 Estados e quer abrir mais 21 neste ano.

ACERTO DE CONTAS 

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