terça-feira, 6 de janeiro de 2015


06 de janeiro de 2015 | N° 18034
ARTIGOS

PÁTRIA EDUCADORA

Prioridade esperançosa da Presidência da República, a qualidade da educação é também a qualidade de uma nação. Conhecimento, respeito, justiça, desenvolvimento social, prosperidade econômica e inovação são alguns dos requisitos fundamentais em uma Pátria.

Na educação superior, são mais de 7 milhões de estudantes no país, dentre os quais mais de 86 mil já beneficiados pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Um estímulo ao crescimento e à qualidade da formação dos brasileiros. O lema “Brasil, pátria educadora” afirma a validez e a atualidade dessa primazia nacional.

Cabe reconhecer que, no século 21, o desenvolvimento das ciências da saúde, da tecnologia e da economia nascem nas universidades. Peter Piot, um dos líderes da equipe de descobridores dos vírus HIV e Ebola, é pesquisador ligado às universidades de Antuérpia, Imperial College London, Washington e Bruxelas. Rafael Yuste, dedicado ao estudo das interfaces cérebro-computador e à pesquisa da função do microcircuito cortical, é diretor do Departamento de Neurociência da Universidade Columbia de Nova York e consultor do presidente Obama para esses temas.

Bill Hewlett e David Packard, ícones das ciências da computação, são expoentes da Universidade de Stanford. Jean Tirole, Prêmio Nobel de Economia 2014, é diretor científico do Instituto de Economia Industrial da Universidade de Toulouse. Esses exemplos corroboram a premissa de que a educação superior muito tem a contribuir para a melhoria das condições da sociedade.

Impossível, ainda, prescindir de outro aspecto relevante – a cidadania – que deve estar presente desde o Ensino Fundamental até a Educação Superior. O respeito à dignidade e à inviolabilidade da pessoa, independentemente da raça, das crenças, do sexo e da orientação sexual, e o respeito à liberdade pessoal em relação à liberdade alheia são princípios insubstituíveis em uma educação para a cidadania.

Por tudo isso, a educação é uma prioridade e um compromisso pátrio inadiável pelo qual todos somos responsáveis, de modo especial, os governos, as famílias e os educadores.

Reitor da PUCRS - JOAQUIM CLOTET


Nenhum comentário: