sexta-feira, 13 de novembro de 2009



Thriller mundial de aventura e espionagem

Madame Terror, do escritor sueco Jan Guillou, autor de 37 livros desde o início da carreira, em 1971, foi considerado pela crítica de sua terra como o maior best-seller de entretenimento já lançado no país. Não se trata de exagero. O autor já publicou no Brasil, pela Bertrand, a série Cruzadas, com quatro volumes e que fez enorme sucesso e suas qualidades são bem conhecidas.

Madame Terror é o primeiro livro da série Os Desafios de Hamilton, publicado no Brasil e parte do famoso acidente ocorrido com o submarino russo Kursk. No episódio, um submarino americano lança um torpedo contra a embarcação russa, afundando-a e matando 188 marinheiros. O que a maioria não sabe, todavia, é que, naquele momento, a Rússia estava testando uma nova tecnologia marinha, já temida por todo o Ocidente.

Quando os palestinos descobrem tal informação, veem a chance de colocar as mãos num poderoso submarino russo e provocar o maior atentado terrorista já presenciado pela humanidade, além de buscar superioridade em tecnologia. A missão de negociar e organizar o ataque fica por conta da general de brigada e espiã palestina Mouna al Husseini.

Já o líder será o agente secreto Carl Gustaf Gilbert Hamilton, vice-almirante sueco que foi preso por crimes contra seu próprio país e que vai comandar o U-I Jerusalem. Para concretizar o plano, os palestinos, com a ajuda dos russos sedentos de vingança, desenvolvem o mais moderno e mortal submarino já criado.

O alvo é a base naval israelense em Haifa. Quando os americanos descobrem os planos dos árabes, inicia uma batalha política entre Mouna e a até então secretária de Estado americana Condoleezza Rice. As duas se tornaram grandes amigas para a vida inteira e, de certa forma, inimigas.

O que diferencia este romance de outros de temática parecida é que neste a abordagem da questão EUA x Mundo Árabe é feita pelo segundo, mais especificamente pelos palestinos.

A narrativa ágil, as citações precisas e as descrições rigorosas revelam por que Jan Guillou é hoje o mais famoso e admirado autor sueco, tendo vendido, somente na Suécia, cinco milhões de exemplares.

Como jornalista premiado e escritor, Jan transita com desenvoltura pelas áreas de história, política, direito e costuma ser citado, por exemplo, como especialista em política internacional, particularmente em Oriente Médio.

O volume tem 504 páginas, tradução de Jaime Bernardes, custa R$ 52,00 e foi publicado pela Bertrand Brasil, telefone 21-2585-2070.

Nenhum comentário: