quinta-feira, 26 de novembro de 2009



26 de novembro de 2009 | N° 16167
PLANO DIRETOR


Aprovada nova altura de prédios

Em votação realizada ontem, limite proposto para áreas centrais de Porto Alegre foi relaxado

Uma emenda ao projeto de revisão do Plano Diretor da Capital, aprovada na madrugada de ontem, flexibiliza os limites de altura mais rigorosos impostos pela proposta do Executivo às regiões centrais da cidade.

Na prática, a medida prevê a aquisição de solo criado por empreendedores, o que permitiria superar em até 10 metros os padrões sugeridos no projeto da prefeitura.

Desde a semana passada, a Câmara se encontra em uma maratona de votação de 154 emendas ao projeto original que foram aprovadas ou rejeitadas pela Comissão Especial do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), mas receberam pedido de destaque – solicitação para nova apreciação em plenário.

Mudança sugerida por Ervino Besson (PDT), abre a possibilidade de compra de solo criado para superar as alturas previstas pela prefeitura para áreas da Macrozona 1 (que engloba os bairros da região central até a Terceira Perimetral, como Centro, Menino Deus, Petrópolis e Moinhos de Vento).

Conforme o secretário municipal do Planejamento, Márcio Bins Ely, a prefeitura propôs a redução da altura máxima dos edifícios na maior parte dessa área de 52 para 42 metros junto a grandes avenidas. No interior dos bairros, esse limite vai caindo.

– Mantivemos os 52 metros no 4º Distrito (região da Capital), por necessitar de maiores investimentos. O projeto não chegou a sofrer prejuízo, embora crie um dispositivo que permita a compra de solo criado para recuperar altura – avalia o secretário.

Nenhum comentário: